DAS DIFERENÇAS ENTRE NÓS: HOMENS E MULHERES.

Este tema me estimulou devido a uma experiência que eu vivi outro dia e no momento que aconteceu o fato nada pensei, limitei-me apenas a responder a provocação. Mas algum tempo depois fiquei ruminando a situação e sem saber por que aquilo me provocava a mente, como é meu costume, quando isto acontece, tento buscar com mais atenção aos fatos e os sentimentos que ficaram em jogo e consegui identificar a minha celeuma; bem, a questão era simples: Se naquela situação em que eu estava fosse um homem será que o conhecido teria feito à mesma provocação? Resposta mais exata é de que não, não teria feito, porque esse tipo de provocação geralmente só ocorre pra cima das mulheres e dos idosos. O ocorrido, para que saibam, foi um simples estacionar de carro, num local de espaço um tanto justo, mas possível de estacionar. O colega vinha a pé na minha direção e num tom “sarcástico e rindo” perguntou-me se eu queria uma ajuda, e se eu iria dar conta do serviço? A resposta foi num agradecimento que sim eu conseguiria o intento e assim foi.

Provocações, deste e de vários outros tipos, nós mulheres sofremos. A imaginação de que a mulher não está apta para determinadas atividades é pauta constante no dia a dia entre homens e mulheres. Longe daqui está nossa provocação de quem será o melhor neste ou naquele quesito de atividades e criatividades. Recentemente um canal de televisão fez uma reedição da novela “Guerra dos Sexos” passada nos anos 80, e foi de muito sucesso devido aos excelentes atores que interpretavam a forte dificuldade de acerto entre o homem e mulher no cotidiano das suas vidas. Naquela época assisti, atualmente não, por isto não posso escrever se foi uma cópia fiel do passado, na verdade citei apenas para que essa explanação ofereça uma consistência ao que escrevemos aqui.

A figura feminina é um ser cantado em verso e prosa, um ser idealizado no campo da beleza, do sexo e do amor, mas também esse mesmo ser sofre ataque cotidiano e no desenrolar das culturas mundo afora. A história esta repleta de ultrajes apontados para a mulher. Séculos atrás mulheres eram queimadas como bruxas, apedrejadas, mutiladas sexualmente, isto ainda acontece em pleno século XXI nalguma cultura, indiscriminadas como seres inferiores. Sabemos que muito já foi conquistado, mas sabemos também, e isto é uma questão de sentir, que ainda persistem os chistes voltados para as figuras femininas. A mulher ainda é observada como um ser potencialmente sexual e em cuja Inteligência não alcança os mesmos patamares que dos homens. Se uma mulher atinge um bom desenvolvimento em várias direções de interesses no campo político, cientifico e tecnológico ela provavelmente será olhada como um homem e dela retirarão a sensualidade.

Provocações não faltam e o pior de tudo é que muitas vezes, de maneira inconsciente, tentamos passar o certificado de que somos tão capazes como do homem e entramos numa competição sem fundo para superar as “Tarefas” no âmbito masculino e deixamos de observar e cuidar do nosso potencial feminino e da riqueza da natureza de ser mulher: Somos desde sempre cunhada no formão da vida. Somos seres nascidos para agregar, conceder, conceber e manter a ponte entre o Universo e os humanos. O segredo do amor está bem diretamente ligado à figura feminina. Por quê? Porque aprendemos a amar na árdua tarefa do ser mãe. E mesmo as mulheres que não tiveram filhos já nascem com esses registros embutidos no ser e aí senhoritas e senhoras é só por em prática e descobrir que cada um de nós nasceu com um propósito a ser seguido estejamos onde estivermos e em qualquer situação que estivermos podemos sim realizar uma tarefa difícil, mas também temos a simplicidade de pedir ajuda ao colega, ao companheiro caso a situação nos aperte. Competir para descobrir quem é o melhor na vida e isto só enfraquece a natureza das diferenças. Das belas diferenças entre nós: homens e mulheres

GRAÇA COSTA

11 /2013.