Porque Tudo no Brasil é Caro? II

Já percebemos que os mesmos produtos vendidos no exterior e no Brasil aqui custam mais caro que em seus países de origem. As empresas alegam a alta carga de impostos e a pirataria, mas se olharmos com cautela vemos que o preço do mesmo produto vendido no exterior é de três a cinco vezes mais no Brasil.

A carga de impostos é pesada, mas tem muitos produtos que têm uma redução muito grande no peso dos impostos como é o caso dos produtos de informática que tem uma incidência de impostos de 2%.

Então o que deixa os produtos tão caros por aqui? Podemos entender por dois caminhos. A baixa escolaridade da população e o desconhecimento dos custos de produção associado ao modismo e a máxima "o que é bom tem que ser caro" muito difundida pela elite faz com que as pessoas consumam sem pensar, por capricho ou até para se sentirem incluídas na sociedade. A beleza do capitalismo está na livre escolha e na produção maior por um preço mais baixo e no Brasil as pessoas acham que um produto barato não presta.

As pessoas não entendem que tudo é negociado até chegarem a elas e porque elas deixariam de negociar na hora de comprar pedindo desconto por exemplo? Se você vai ao mercado e compra sem reclamar do preço a indústria vai entender que há espaço para aumenta-lo e uma das formas de reduzi-lo é não comprando, se as pessoas vissem um produto com o preço alto e não comprassem este mesmo produto abaixaria de preço com o tempo.

Por isso as empresas usam os modismos para venderem mais seus produtos apelando para artistas famosos, jogadores de futebol, mulheres e homens bonitos, piadas, enfim vários recursos de linguagem para fazer as pessoas não pensar na hora de comprarem um produto.

A outra linha de pensamento é a falta de concorrência e de tecnologia nacional. Quantas empresas concorrem diretamente no Brasil? Da para contar nos dedos e ainda a maioria é estrangeira, enquanto nos países desenvolvidos existem centenas de empresas de sabonetes por exemplo no Brasil temos algumas. Pense um pouco e veja empresa é diferente de marca aqui existem várias marcas mas poucas empresas concorrendo.

Com informação e cautela na hora de comprar, aumentando o número de empresas nacionais concorrendo com as estrangeiras e priorizando a educação e o desenvolvimento de tecnologia nacional, em poucos anos teremos mais produtos de qualidade a preços bem menores que os de hoje.

Elias F Mourão
Enviado por Elias F Mourão em 30/10/2013
Reeditado em 01/11/2013
Código do texto: T4548702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.