Aniversário
Aniversário, todo dia é dia de aniversário. Em todos os lugares, em todos os tempos, no mundo todo. Todo mundo faz aniversário, tem gente que comemora, faz um festão, outros não, preferem nem receber os “parabéns”. Pois, ao mesmo tempo em que começa um novo ano para se viver, também terminará outro que não voltará, e somando com os outros passados, terá um resultado negativo, na medida em que, sobrarão poucos por vim.
Eis a questão, pra que comemorar o envelhecimento, a cara fica enrugada, o corpo todo flácido, e mais e mais responsabilidades, e ainda por cima, pensar como aproveitar os restinhos anos que faltam. Então, é possível gastar dinheiro comemorando um aniversário? Sim, por que senão, não existiria “bocas livres”, o pessoal não tiraria a “barriga da miséria” ou “encheria a cara” de graça e os aniversariantes não ganhariam os presentes (embora, se juntassem todos e vendessem não pagaria a metade dos gastos).
Sem contar, que tem gente que sai falando mal da comida, do refrigerante (“espoca bucho”), da cerveja, dos outros convidados e até do aniversariante. Pois, se não bastasse o povo comer de graça, o aniversariante ainda deve virar entretenimento após a comemoração, vê se pode. O pessoal inverte em todos os aspectos da comemoração, para agradar os convidados, e por fim nunca é suficiente, há sempre o que se comentar sobre as imperfeições.
É engraçado, existe tanto tipo, ou melhor, jeitos de comemorar aniversários. Os mais “chiques” mudam até o nome, chamam de “reunião comemorativa”, e fazem um banquete, gastam com os mais refinados produtos e acessórios para embelezar, não só o ambiente, como o aniversariante, mesmo que seja por uma vez no ano, este fique bonito. Os pertencentes à classe C (que poderia muito bem se chamar de S, “Sem nada”), esses gastam o que não tem, fazem churrascadas, cervejadas, ou simplesmente um “bolinho”, mas não se pode passar em “branco” o tal do aniversário. Aparece de tudo, principalmente em relação à decoração, a capacidade criativa do povo é insuperável, o pobre sem dinheiro então, improvisa como pode.
Enfim, cada um sabe “como” e “onde” comemorar seu niver, e todo mundo sabe “quem” e “quando” deve ser lembrado. Porque presente é caro, e não se pode desperdiçar dinheiro suado, com comemorações não bem desenvolvidas ou sem grandes espetáculos culinários, não é mesmo.