PISCA ALERTA

Dia desses, me vi em meio a uma confusão de trânsito, aonde num grande cruzamento havia um semáforo quebrado.

QUE BAGUNÇA!

Não sei se vão concordar comigo, mas se tem algo que mimetiza o comportamento social duma comunidade, é o relacionamento no trânsito.Principalmente numa cidade como São Paulo.

Observem:A cada atitude que ocorre por parte dos motoristas,por mais insignificante que pareça, gera um efeito multiplicador imediato com as mesma características da atitude que o deflagrou.

Mas, o que me chamou a atenção naquele dia,foi a importância das regras de comando.

Como tudo se perde no desnorteamento!

Não havia sinalização , mas todos queriam a vez!

Alí, rapidamente instalou-se uma 'terra de ninguém", aonde todos queriam reinar.Um "salve-se quem puder"!

E se havia pressa de um, todos passavam a ter pressa, ainda que não a tivessem.Mas se alguém gentilmente concedia a sua vez...logo tal atitude era imitada por muitos.Enfim, alí notei que o caos se propaga como algo epidêmico, a mercê de sua virulência...dos seus interesses...

Numa fração de segundos enquanto tentava conduzir pacificamente meu automóvel no caos,fiquei imaginando como facilmente se deflagra conflitos com violência, quando não se tem claras rédeas de liderança, ou seja, quando os caminhos não são bem sinalizados; a exemplo de qualquer condução, seja ela na família, no trabalho ou no Estado.

Sem sinais bem definidos, tudo e todos se perdem,o egocentrismo prepondera, e a vez do mais forte sempre prevalece.

Então conclui:Talvez, no momento, falte-nos sinalização.

Pensei nos semáforos da vida social, quantos deles não se abrem na hora certa,enquanto outros permanecem inadvertidamente abertos na hora errada.

Não sei, mas sinto que nosso semáforo social, há muito tempo, desistiu do verde esperança...e sem ficar vermelho de vergonha,pisca deseperadamente o AMARELO.