RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA: UM OLHAR SOBRE O TEMA.

Os africanos e seus descendentes (afrodescendentes) sempre foram perseguidos aqui no Brasil, e não podiam professar a sua religião. Não possuíam até pouco tempo a liberdade de professar a sua religião. Então, para não serem torturados ainda mais e porque a sua religião era muito forte, eles criaram uma simbiose entre a sua religião e o catolicismo. A isso deu-se o nome de sincretismo religioso. A religião deles tem um Deus (claro que o mesmo nosso, porque Deus é uno) cuja palavra em Yorubá é OLORUM e entidades físicas (a religião dos africanos é uma religião extremamente física) conhecidas na mesma língua Yorubá por ORIXÁ. Cada orixá representa uma força da natureza. A religião dos africanos é uma das mais antigas do mundo e tal como as religiões dos nossos povos originários (os indígenas) é uma religião de entidades físicas. No candomblé não existe o conceito do demônio, com aquele significado católico e sim, o bem e o mal, que podem aflorar e (o mal) ser combatido como em qualquer outra religião. O candomblé é o maior legado que os velhos africanos que vieram aqui à força nos proporcionaram. Para nós brasileiros é um grande motivo de orgulho a preservação da cultura africana.