Home Office, a ideia faz sentido

Pode parecer estranho o título, mas cada dia vejo mais sentido nisso. Há alguns anos no bairro Pinheiros em São Paulo, quando o trânsito ainda dava um descanso, presenciei uma cena que me chamou a atenção e antevia o futuro(hoje).

Um casal de médicos, atravessando a rua, pois moravam em frente ao consultório...Fiquei pensando, mas tudo bem, a praticidade traz conforto e dá um certo alívio ao nosso corre-corre do dia a dia, mas precisava morar bem em frente ao local de trabalho? Que graça tem? É como se não nos desligássemos do trabalho morando em frente.

Como toda opinião pré-concebida, essa também se mostra hoje carente de maior atenção, pois aquele mesmo casal hoje desfruta de momentos preciosos para curtirem o que de melhor oferece a vizinhança e olha que no bairro Pinheiros, o que tem de melhor é a vizinhança...São bares, restaurantes e comércio da melhor qualidade.

Quando morei em Guarulhos/Grande São Paulo, me deslocando para trabalhar em São Paulo, isso nos anos 1980, pegava a via Dutra as 7hs AM para chegar as 8hs AM em São Paulo e o trânsito começa a complicar a minha ida. Sai um dia as 6hs AM e deu certo, mas logo em seguida, havia congestionamento. Passados alguns meses passei a sair absurdamente as 6hs Am e o trânsito já estava carregado...

Um dia, cismei e sai as 4 hs da manhã, crente que iria tranquilamente pela via Dutra até São Paulo à tempo de parar para o café e chegar com folga na Rua Traipú em Pinheiros onde trabalhava...Ledo engano, a Rodovia Pres. Dutra já estava congestionando e isso foi em 1.985. Ai cheguei a conclusão que seria melhor eu arrumar um emprego na região de Guarulhos e ir para São Paulo apenas para curtir, após as 19hs...Outro aborrecimento, muitos também começaram a pensar assim e novamente mais congestionamentos para ir e para voltar.

2007...Acre, capital Rio Branco...Porta da Selva Amazônica, de um lado a floresta com suas tribos e árvores altas escondendo o ruido dos bichos na mata...17:30hs, saindo com o representante de um cliente, pegamos a avenida central à caminho do hotel...trânsito pesado, hora do rush...Mas que diabos é isso, estou no Acre, canto Oeste desse imenso país, de cara com a floresta Amazônica e trânsito? Era demais para mim, preciso me afastar mais, entrar na floresta e procurar por um silêncio absoluto, será que ainda existe?

2008...Rio de Janeiro, sol 40 graus, Avenida das Américas, em 1990 era uma avenida onde passavam poucos carros e numa velocidade alucinante. Em 2008, o trânsito ainda flui, mas já há congestionamentos na hora do rush...

2012...Rio de Janeiro, sol 42 graus, Avenida das Américas, com a chegada dos BRTs (Buss Rapid Transports) tomando uma via da avenida de cada lado, o trânsito está caótico, atropelamentos na faixa dos BRTs e acidentes de carro com frequência... Saia as 7hs para o café para chegar as 7:30hs no Recreio dos Bandeirantes...2kms de casa + 3 kms do posto de conveniência=5 Kms...

2013...Rio de Janeiro, sol 43 graus, Avenida das Américas, saio as 6:30hs e já vejo as vias congestionadas, de onde sai tanto carro? chego após o café, estacionamento congestionado na loja de conveniência do posto e acabo chegando as 8hs no escritório...

As capitais estão parando, os carros oferecendo mais distrações ao volante (GPS,DVD, CÂMERA DE RÉ,etc) para enfrentarmos os grandes congestionamentos...As cidades, o tráfego de autos vai parar de vez...

As montadoras estão cada vez mais sedentas pelo mercado de automóveis, precisando mais e mais descarregar as suas linhas de produção no mercado. Os governos precisando mais e mais dos impostos sobre as vendas deles, mas fazendo muito menos ou quase nada na engenharia de Tráfego para andar em paralelo com a demanda...

Se o seu sonho de consumo é possuir um automóvel, pense bem, conheço muitas pessoas que estão deixando seus autos parados ou vendendo, para cada vez mais utilizar bicicletas, motos (alternativa complicada e paliativa) e voltaram aos tempos dos ônibus...Ano passado, optei por ficar sem carro num primeiro momento por 30 dias, me adaptei apesar da necessidade em alguns momentos. Num outro período do mesmo ano, após voltar a andar de carro, me enchi com o trânsito e fiquei 70 dias sem o carro, achei mais fácil, e olha que sou apaixonado por automóveis, mas o que vejo são montadoras precisando vender, o governo precisando arrecadar, as companhias que são responsáveis por organizar o trânsito colocando a culpa no excesso de automóveis, os fabricantes começam a colocar a culpa nas autoridades e você meu amigo(a) não tem ninguém para reclamar sobre isso...Você paga impostos absurdos para adquirir, manter e todos os que realmente poderiam fazer algo pensam...Que se dane. Esse é o pensamento de quem deveria se tocar e passar a se responsabilizar pelo que está acontecendo. O trânsito está virando um caos e quem tem muito dinheiro compra seu helicóptero e que se danem os demais mortais.Estamos na época do que se dane os outros...

Se não houver um basta, largar o uso constante do automóvel, se reinventar utilizando um Home Office, oferecer carona aos amigos e vizinhos e mudar seu domicílio para um bairro onde dá para fazer tudo a pé, cada dia será mais e mais difícil...Não é a toa que a Nasa está tentando desesperadamente procurar por vida fora do nosso planeta, por aqui está cada vez mais difícil...

Algum líder pode por favor aparecer e botar ordem nesse caos?