Crônica #118: SÊ BEM-VINDA, PRIMAVERA!

SÊ BEM-VINDA, PRIMAVERA!

Crônica #118

Enquanto me preparava para descer do Encontro/Aula de Ecosys, não pude deixar de ver e de me indignar com uma imensidão desmatada tão próxima de nós.

Tão próxima, no entanto não a percebemos, perdidos entre o corre-corre da vida, absortos em rotinas dentro de outras e mais outras rotinas. Fiquei pensando na ironia de se comemorar hoje o dia da árvore. Para que gastar palavras, pose e mídia se os verbos desmatar e destruir são muito mais conjugados do que conscientizar, replantar e preservar? A meu ver é pura hipocrisia. Precisamos falar menos e agir mais.

Dentro desse conflito interior, lembrei-me de minha infância e adolescência, quando ainda era estudante cheio de sonhos e muitas interrogações. Ao longo da parede que dava para a entrada da sala de aula, todo dia formávamos uma fila ordeiramente, cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, a Canção do Dia e, se fosse alguma data comemorativa, alguma canção ou hino a ela se referindo.

Ainda me lembro da Canção do Dia. Não tenho conhecimento de seu autor.

CANÇÃO DO DIA

A.D. / D. P.

Cantemos felizes

A canção do dia

Hoje é segunda-feira*,

Dia de alegria

A escola nos ensina

Que devemos trabalhar.

O estudo é nossa vida

Trabalhemos a cantar.

Repete-se até toda a classe entrar na sala de aulas.

(*) Canta-se o dia da semana correspondente ao que estiver no calendário.

Então, voltando à minha revolta, hoje se desmata sem dó nem piedade, sem o menor constrangimento, a despeito de tantos alertas e campanhas educativas. Lembrei que cantávamos este Hino à Árvore:

HINO À ÁRVORE

Arnaldo Barreto

Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,

Que amiga e bondosa ela aqui nos será!

Um dia, ao voltarmos pedindo-lhe abrigo,

ou flores, ou frutos, ou sombras dará!

O céu generoso nos regue esta planta;

o Sol de dezembro lhe dê seu calor;

a terra, que é boa, lhe firme as raízes

e tenham as folhas frescuras e verdor!

Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga

seus ramos frondosos aqui abrirá,

Um dia, ao voltarmos, em busca de flores,

com as flores, bons frutos e sombra dará

O céu generoso nos regue esta planta;

o Sol de dezembro lhe dê seu calor;

a terra, que é boa, lhe firme as raízes

e tenham as folhas frescura e verdor!

Ah, bons tempos aqueles! Éramos tão felizes e nem nos apercebíamos disto... Mas, ao meu modo, fui feliz enquanto pude ser. Vivi minha infância até estourar seu prazo de validade e um pouco mais. Em compensação, ganhei um suprimento extra que tenho e guardo ainda hoje, o qual me faz sonhador e poeta.

Amemos, de fato, as árvores e as preservemos, para que nossas futuras gerações não as conheçam apenas de livros ou visores virtuais, isso se for possível vida sem elas. No Brasil, acima do Trópico de Capricórnio e abaixo do Equador, as estações do ano não são bem definidas ficando a Primavera e o Outono quase imperceptíveis. Hoje, vinte e um de setembro são comemorados o Dia da Árvore e a abertura da Primavera.

Sê mui bem-vinda, PRIMAVERA, mesmo que seja somente uma data aparentemente simbólica em nossa região.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 21/09/2013
Reeditado em 21/09/2013
Código do texto: T4492174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.