Nascimento do músico Lupicínio Rodrigues em 16.9.1914 - crônica de Ialmar Pio

MÚSICA DE LUPICÍNIO NO BRIQUE DA REDENÇÃO

Ialmar Pio Schneider

De repente, um aglomerado de gente: é uma apresentação musical. Alguém cantando na manhã ensolarada; e as frases da canção enchendo o ar - “Felicidade foi-se embora e a saudade ainda mora...”, a evocar Lupicínio Rodrigues, o poeta inesquecível.

Lá mais adiante estão os bugres vendendo seus balaios multicoloridos, eles que são os mais legítimos filhos desta terra brasileira, uma vez que aqui se encontravam quando da chegada dos descobridores lusos e espanhóis. Hoje tão escassos resistem à civilização imposta, sofrivelmente.

Também não é difícil imaginar quantos encontros amorosos ou de amigos que não se viam há tempo, aconteceram aqui, nesses 20 anos! E daqueles quantos não frutificaram?

Os pais que trazem seus filhos a fim de espairecerem, os casais de namorados que desfilam de braços dados, os idosos enfrentando a velhice com resignação, todos parecem seguir seus destinos de maneira salutar na esperança de novos dias.

Certamente que a vida seria mais triste se não houvesse um local tão aprazível para preencher as horas de lazer nas manhãs dos domingos porto-alegrenses.

Eis um simples esboço do Brique da Redenção, decantado em prosa e verso, que já se transformou em uma tradicional referência para nossa altaneira cidade que desperta ao sorriso das águas do Guaíba !

***

Imagem da Internet - Reprodução

N.B. Para lembrar a data de nascimento do nosso grande compositor gaúcho que foi em 16 de setembro de 1914, em Porto Alegre - RS, sua cidade natal que tanto amou.

http://ial123.blog.terra.com.br/

em 16.9.2010

Jornal de Novo Hamburgo

em 16.9.2010

Ialmar Pio
Enviado por Ialmar Pio em 16/09/2013
Código do texto: T4484472
Classificação de conteúdo: seguro