Experiências universitárias

Cursar faculdade é o sonho de qualquer jovem que queira vencer na vida, não é? Pois bem, me incluo nisso. Hoje esse sonho é uma realidade, mas pra isso foi preciso correr muito atrás.

Meu primeiro contato com a universidade foi em 2008. Tinha 17 anos, terminando o ensino médio e ainda indeciso. Toda minha turma do Terceiro Colegial foi conhecer as instalações de uma grande universidade daqui da região. Pra mim foi bom e ruim. Ruim não pela visita, mas por motivos de saúde. Acabei passando mal na ida e na volta. Não estava acostumado a andar de ônibus naquela época.

Motivos à parte, a turma toda foi conhecer as salas e setores da faculdade, com direito até a convite a “ir pro barzinho”, acredite. Depois, fomos ao auditório, no Terceiro Andar. Tivemos palestras sobre a faculdade, os cursos, carreira, etc. Ajudou bastante, porém só me decidi de verdade tempos depois.

Passado alguns dias, fiz o vestibular e passei, mas não comecei, por não ter condição, pois ainda naquele tempo não tinha todas as facilidades de ingresso como se tem hoje. Mas isso trouxe experiência e maturidade para buscar um curso. No mesmo ano, prestei a UNESP. Não passei. As provas são dificílimas, só pra quem está realmente preparado.

No fim das contas, comecei o Técnico de Administração em 2010, um ano e meio depois me formei e, em janeiro de 2012, consegui bolsa integral na mesma Universidade que eu visitei 4 anos antes. No dia da visita, um amigo me perguntou se eu tinha gostado da faculdade. Eu disse que sim, e completei “um dia, eu ainda vou entrar e me formar nela.” Dito e feito. Hoje estou lá, cursando segundo ano de Administração.

Dessa história, posso dar um conselho com propriedade: quando acreditamos nos nossos sonhos, e corremos atrás, não tem quem nos impeça!