Expectativa ou ilusão?
Como você começa seus relacionamentos? Quais são as suas expectativas? Em tempos de alta volatilidade e virtualidade das relações humanas, como estamos vivendo hoje, precisamos estar atentos para que a decepção não nos recolha e nos aprisione no recanto da ilusão......sim... I – L – U – S –Ã – O! Que ao pé da letra significa: efeito primário de perspectiva, devaneio, engano, fantasia, ficção, imaginação, miragem, quimera, sonho e visão.
É muito comum acharmos que estamos com expectativas em relação ao outro, mas na verdade, aquele ser “perfeito” pra você, só existe dentro de você. É uma ilusão! Aquela pessoa legal, que faz tudo pra lhe ajudar, está sempre disponível, só fala o que você quer ouvir, lhe enche de elogios, é cúmplice para todas as paradas, mesmo aquelas que você, internamente reconhece que não são legais, que não é bem isso que deveria estar fazendo, mas quer curtir e ....pronto...com essa companhia você vai, melhora a sensação de inadequação. Essa pessoa se faz presente todos os dias em sua vida, afinal é ideal para estar junto com você. Então, passa a trazê-la para conviver com as pessoas que ama, sua família. Ela é simpatia, quase amor! Todos a acolhem, acreditam em suas referências e criam boas expectativas. Mas com o passar do tempo, a convivência, os diálogos, os valores demonstrados começam a frustrar a expectativas dos que estão ao redor desta sua relação. Mesmo com os sinais de alerta, os fatos, a perda por afastamento das pessoas que ama, você continua vendo o que quer ver!
E com o tempo, aqueles amigos que lhe são raros, que gostam de você e que lhe dizem o que não quer ouvir, se afastam. Afinal, você tem uma nova relação que só lhe dá alegrias, lhe faz elogios, vive momentos de alegria, amor, gente, festas, o verdadeiro mundo do aqui e agora. Mas, tem dias em que você quer conversar sobre seus planos de vida, sobre este vazio que bate de vez em quando, sobre sentimentos, emoções, família, sonhos, frustrações, decepções, e não tem com quem. E você chega a conclusão que essa pessoa, na verdade, é fruto de um grande autoengano. Talvez um personagem necessário para que pudesse dar vazão a sua sombra, a ilusão que tinha do que era viver. E agora de posse da sua inteireza retoma as reais expectativas, aumentando a probabilidade de viver alinhada com seus verdadeiros valores e respeitando os sinais da razão, da intuição e acima de tudo do seu coração, que tanto gritou e sofreu. Bem vinda a expectativa, ao contrário do que pensas, ela é que nos impulsiona e nos faz crer e ver a realidade. A ilusão não. É uma loucura passageira...