o trem

4ª feira eu faço um curso na USP. Para chegar lá, saindo da Rua Pensilvânia, o caminho mais simples é ir reto até a estação Berrini e seguir de trem para USP.

Onde fica a estação?

Sigo a multidão,percebo rapidamente que todos os que estão na Padre Antônio José dos Santos estão indo para lá. Caminham com uma determinação comovente, na face fechada de todos está estampado:

- Estou indo para a Estação de Trem, vou entrar no trem lotado, mas não importa, estou indo.

Eu também vou.

Ninguém quer estar aqui, ninguém quer ser aqui. Falta de pertencimento, falta tudo. São Paulo a maior urbanização do mundo da segunda metade do século XX, quem pensa a cidade, arquitetos, engenheiros? Geógrafos?

Todos querem um carro, todos podem ter um carro, efetivamente todos terão um carro.

Sonho de autonomia, sonho de poder, sonho de status.

Círculo vicioso: como se instala o desespero? Como ter esperança, como manter a roupa limpa, sem amassar, com tanta aglomeração? Como manter a dignidade sendo encochado?

De tudo, falta um pouco: De um tudo, falta um pouco: Círculo Vicioso.

Ausências, faltas, gemidos,ais, esperar. Esperar.

Na estação de trem não se enxerga a decoração dela, não há nada para se ver ali, não se pode parar, não se pode suspirar, não há tempo: o próximo trem está chegando.

Ali rola, tropeça, se aglomera uma multidão. Essa situação de falta de contemplação, ausência de meditação, é resultado da robotização de hábitos, e isso é demoníaco:

-Milhares de pessoas caminhando sem se ver, se acotovelando por um lugar no trem.

Sobe e desce, vira á esquerda, segue reto, desce 5 escadas, vira á direita,dirige-se para o fim da plataforma, dirige-se para o centro da plataforma, senta e espera, não para, dirige-se para o início da plataforma, procura-se um lugar, qual o melhor lugar na plataforma? Qual o meu lugar na plataforma? Qual o meu lugar no mundo?

Não pense, não se comova, não sinta compaixão.

Se alguém tiver uma parada cardíaca, siga em frente, o que alguém tem alguma coisa com isso?Se alguém se suicidar, quando alguém se jogar nos trilhos, isso só atrapalhará a vida de todos.Quer se matar? Se jogue de um prédio de 20 andares, não atrapalhe a vida dos outros.

- Sai da frente.

Aconteça o que acontecer, não pare!

Sozinhos, em bandos, uns nos calcanhares dos outros, passam a roleta,rápido, rápido, movimento.Cabeça baixa, siga em frente.

Mal-estar difuso e variado,mas há quem esteja leve, que não ligue, que grite: FODA-SE.

Pessoas gargalham, lembram o que passou, do trem que passou, do próximo trem que virá - e amanhã será outro dia- e há conversas, e há os comentários:

- e ele disse:

- e ela disse:

- e eles falaram, assim ó:

- e eu não te disse!

e:

e, e, e eles disseram:

- esperai o trem.

O sistema de som alerta:

- A faixa amarela é a sua segurança não a ultrapasse.

- Esse trem não circula com as portas abertas.

- Domingo os trens da Linha Esmeralda não circularão.

- Respeite os lugares marcados no trem, idosos, deficientes,gestantes e pessoas com crianças de colo tem preferência, na ausência destes, o lugar é de quem sentar primeiro.

-Devido as chuvas o intervalo dos trens foi aumentado.

-Use moedas ao comprar sua passagem.

O sistema de som alerta:

- Esperai o trem.

Espera o trem, entra no trem, empurra, eu achei uma moeda! Mas como pegá-la?!

A mocinha chora baixinho. O velho ronca, o garoto carrega a mala, os estudantes leem os livros, a mulher come as unhas. O crente encocha e é encochado, amém. Orai e vigiai.

O trem demora para sair, sufoco, sensação de vômito, cheiros sendo repartidos, indecências compartilhadas, todos uivam, gritam, relincham,lamentam, piscam, não respiram, buscam ar. Depois, depois, depois. Depois tomar uma cerveja, assistir a novela, cozinhar o almoço de amanhã, fumar dois cigarros, ouvir rádio, checar e-mails, tirar a sobrancelha. Arrotar, peidar, cagar. Deixar entrar , deixar sair, esquecer.

Esquecer.

O cheiro é absurdamente fétido, completamente podre, insuportavelmente putrefato.Qual o destino do Rio Pinheiros?Até onde o lixo chega, até onde a podridão vai chegar?

Não há superlativo que exprima o mau cheiro do rio, é nojento, infeto, fedorento, ovos podres, enxofre, merda, bosta, cocô, lixo,fartum, cebola, maresia, merda, merda, merda,merda, merda, merda,merda, carniça,gambá.

O único ser em paz é um rato, quase um guaxinim.Um gambá, um rato de 30 centímetros. Enquanto o trem não vem o rato come a grama, rói a grama tranquilo. O rato é imenso, tem um pelo preto e não repara em mim. Ninguém repara no rato, ninguém repara em nada. Um reparo:

Todos alertas, sentidos aguçados, é o apito: lá vem o trem.