Antever o sofrimento nos fará sofrer menos.
Estou escrevendo um livro sobre um homem que perdeu a família num acidente de carro há alguns anos. Vou contar como ele conseguiu dar a volta por cima, constituir nova família e voltar a ser feliz - apesar de ter sentido a dor pior que existe nesse mundo. Fiquei pensando no quanto estamos mal preparados para as coisas ruins que nos acontecem na vida. Muitos prédios fazem treinamentos constantes para que os moradores ou trabalhadores saibam o que fazer se ocorrer um incêndio. Grandes corporações têm técnicos especializados em atuar nas situações adversas - estouro de uma caldeira, morte do presidente, greve e por aí vai. E na nossa vida? Todos estamos sujeitos a perder entes queridos a qualquer instante, casamentos que começam poderão acabar sem dar aviso prévio, não é só o vizinho que poderá ser assaltado ao sacar algum dinheiro no banco e para acabar levando um tiro não precisa muito. Tudo isso nos tirará do eixo, iremos sofrer pacas e demorará para cicatrizar. Mas será que não podemos fazer algo preventivo para que sangre menos dentro da gente? Será que esse homem não teria beijado mais a mulher e teria sido menos rigoroso com seus pequenos filhos se soubesse que poderia acordar no dia seguinte e não tê-los mais? Pode parecer babaquice, mas podemos nos preparar física e espiritualmente para as coisas ruins e quando elas fatalmente vieram se ancorar nas nossas vidas, sofreremos menos. Não vejo essa ideia como sofrer por antecipação, porque isso é bobagem, mas como um preparo da alma para acolher a dor com mais complacência e generosidade - por mais bizarro que possa parecer. Não somos máquinas, mas temos a capacidade de programar nossas mentes para nos fazer sofrer menos. Assim a nossa volta por cima será mais fácil do que foi para o meu cliente, com absoluta certeza. Não acha?...
-------------------------------------
visite o meu site: www.vidaescrita.com.br