Porque Tudo no Brasil é Caro?
Vimos assustados a alta do tomate e outros alimentos e não nos perguntamos porque no Brasil tudo é caro? Será que é apenas a extorsiva carga de tributos recolhida pelos governos que se faz pesar no preço final do produto? Ou será que a ganância dos empresários brasileiros passa despercebida?
Em poucos dias o tomate subiu de R$ 2,00 para R$9,50 e agora ele está por volta de R$3,00. O que faz variar tanto e tão rápido os preços dos alimentos? Será que é só chuva demais ou sua escassez?
Brasileiros fazem economias para viajar ao exterior e comprar os produtos lá vendidos a preços razoáveis. E ninguém pensa, porque no Brasil os mesmos produtos custam bem mais que nos países desenvolvidos?
A resposta é simples, nos países desenvolvidos a maior parte dos produtos comercializados são para a população consumir, o preço cai porque muitos irão comprar e há muitas empresas concorrendo. No Brasil os produtos de "marca" são para poucos consumirem com isso há pouca concorrência o que faz o preço subir.
Aqui a elite não quer que a população consuma os mesmos produtos que ela, então ignora as necessidades do povo que sobrevive com pouco dinheiro e não tem acesso a esses produtos. Tendo um mercado consumidor tão restrito e com muito dinheiro os preços sobem, por isso tanta gente se espanta com o preço mais baixo dos produtos estrangeiros em seus países de origem.
Nos países desenvolvidos o principal mercado consumidor é a própria população, no Brasil o principal mercado consumidor são os países desenvolvidos e o mercado interno fica com a sobra, é assim com a soja, o milho, a cana todos commodities cotados em dólar.O tomate não é exportado então porque subiu tanto? Chuva, calor, praga? O que explica uma alta tão forte?
Outro fator de queda nos preços em países desenvolvidos é a concorrência interna e externa. Com uma indústria forte os países desenvolvidos abrem sua economia para concorrência externa e isso faz o preço cair.
No Brasil houve a abertura econômica, mas com uma indústria pouco desenvolvida as empresas estrangeiras dominaram o mercado e passaram a ditar as regras. Em um cenário assim o que vale é o lucro para ser remetido às matrizes no exterior, e sem concorrência nacional os preços sobem.
E ainda há a ganância do empresariado brasileiro, que quer enriquecer a todo custo, faz com que os preços já altos subam ainda mais. Uma boa parte do empresariado visa o mercado externo enquanto empresas estrangeiras vem para o Brasil com vista no mercado interno.
Com a ascensão da nova classe C muitas empresas estrangeiras se instalaram no país porque mais gente consumindo mais espaço para a concorrer, mais concorrência os preços tendem a baixar.
Isto sem falar nos juros, os bancos visam o lucro a todo custo e cobram taxas abusivas. Quando o governo tomou medidas para reduzir os juros estratosféricos os bancos lucraram mais que na época dos juros altíssimos. E ainda há espaço para cair mais as taxas.
Enquanto os brasileiros não priorizarem o mercado interno, não investirem em tecnologia nacional, não investir em educação, não baixarem os juros a taxas razoáveis, enquanto a população não for o alvo do consumo no país, e não for realizada uma reforma tributária conviveremos com a inflação atrapalhando o crescimento.
E o tomate quem explica?