O gigante acordou? Então botem uma música pra ele dançar e cantar – Sugestão de 16 Músicas de Protesto
Toda revolução tem a sua trilha sonora. Algumas músicas nos impelem à vontade de lutar por um ideal. A agir, a tomar atitude de alguma coisa. Sendo assim, nessa onda de protestos que acontecem em todo país, pensei em algumas sugestões para os amigos que estejam dispostos a tirar a bunda da cadeira e botar o bloco na rua neste momento histórico e inusitado. Pois, são reinvindicações inicialmente surgidas para que reduzissem o preço da passagem de ônibus em R$ 0,20 (vinte centavos), e, que depois do recebimento hostil debaixo de muita porrada, spray de pimenta, gás lacrimogênio e balas de borracha, por parte das forças policiais, aflorou em indignações múltiplas contra as mazelas do país. Da péssima qualidade dos serviços públicos, da educação, da saúde, da moradia e TODOS os demais. O que já levou um líder de outrora, de lá da França, o língua de trapo do Charles de Gaulle, a dizer que não somos um país sério. Qual o quê? Acredito que somos, e demais. Mas, tem sempre aquele feijão menos saboroso. Aquela pedra no arroz. Que como é gente e não pode ser descartada, tem que ser aperfeiçoada e evoluída. Aquele preguiçoso ali, aquela alma sebosa acolá. Aquele que fura fila, aquele que sempre busca um jeitinho conveniente. O famoso jeitinho brasileiro. Aquele que joga lixo pelo vidro do carro. Aquele que bota lixo na esquina. Aquelas almas pestilentas que praticam violência contra os animais. O machão inseguro que bate na mulher, os larápios, os desonestos, falsários e demais cabra-safados. Sempre tem. Mas, tem os seus contrários, que são a maioria. O povo de bem. O povo gente boa. Que lhe receberá sempre de braços abertos e fraternais.
Dessa vez, lhe acenderam o pavio. O estopim foi esta merreca. Mas, sempre tem alguma coisa que nos faz explodir. Pois bem, que explodamos ordeiramente, sem quebrar nada. Afinal, quem vai pagar somos nós mesmos. Na recuperação ou na não utilização do serviço. E neste propósito venho de forma colaborativa sugerir dez canções de protestos. Podem ter várias. E que sejam infinitas. Mas na minha lista estão estas:
1. Lute – Edson Gomes
2. Acredito na rapaziada – Gonzaguinha
3. Isso é coisa – Ponto de Equilíbrio
4. Brasil - Cazuza
5. Vem pra rua – O Rappa
6. Geração Coca-Cola – Legião Urbana
7. Alegria, alegria – Caetano Veloso
8. Cálice – Chico Buarque de Holanda
9. O Bêbado e o Equilibrista - composta por Aldir Blanc e João Bosco e gravada por Elis Regina
10. Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores - Geraldo Vandré
11. É - Gonzaguinha
12. Que País é Este - Legião Urbana:
13. Loteria de Babilônia – Raul Seixas
14. Polícia – Titãs
15. Burguesia – Cazuza
16. Admirável Gado Novo – Zé Ramalho
Segue a sugestão, e devido à tecnologia atual da internet, sites de música e redes sociais, podem pesquisar, baixar, escutar, ouvir e espalhar com as melhores das intenções revolucionárias do mundo. Pra que o Brasil se torne um país muito melhor. De acordo com a duração dos protestos, posso sugerir outras tantas canções e poemas de luta e desejo de transformação social. Vamos pra rua, porque, quem sabe faz hora, não espera acontecer.