NOVA PAISAGEM
NOVA PAISAGEM
Belém do Pará tem tudo para se transformar num paraíso tropical, principalmente nas questões paisagísticas, Vemos o Bairro do Marco como o protótipo desse paraíso, com suas largas ruas e avenidas, planejadas no início do século XX pelo intendente Antônio Lemos, cuja visão futurística, lançou as bases para transformar aquele bairro, no local mais aprazível de Belém, num futuro não muito distante. O tempo passou, e o bairro veio lentamente sofrendo as transformações necessárias, ao longo desses 100 anos de existência.
Localizado dentro da primeira légua patrimonial, com suas artérias homenageando uma das páginas da história do Brasil, que foi a nossa participação no maior conflito armado da América do Sul, no tempo do Brasil Império – “A Guerra do Paraguai”. Onde figuras históricas como Almirante Barroso, Duque de Caxias, Marquês do Herval, Visconde de Inhaúma nomeiam as principais avenidas juntamente com as datas relacionadas com aquele evento histórico e também a Guerra de Canudos, como 25 de Setembro, e Primeiro de Dezembro. Já suas ruas e travessas homenageiam as principais batalhas como: Curuzu, Chaco, Humaitá, Itororó, Lomas Valentina, Perebebuí etc. Assim como outros vultos relacionados aquele fato histórico como: Barão do Triunfo.
O Bairro do Marco conta com um diversificado serviço de atendimento à comunidade nas áreas de saúde, educação, abastecimento, lazer, entretenimento cultural e esportivo, além de templos religiosos dos mais variados credos para o atendimento espiritual não somente de sua população, como também da população da cidade. Vale ressaltar o principal corredor de transporte, servindo como via de maior importância, na entrada e saída da cidade, devido a sua localização geográfica na urbe.
Como podemos observar o bairro do Marco, pode e deve ser transformado, no protótipo de um paraíso tropical, conforme foi planejado no início do século XX, concretizar essa tarefa, é uma questão de honra para seus gestores, neste limiar do século XXI que se aproxima. Convém salientar a importância da participação da comunidade belemita em geral, e do bairro em particular, no processo de transformação da nova paisagem deste tradicional logradouro da cidade de Belém.
Como se daria essa transformação? Seria exatamente ao longo dos canteiros centrais das avenidas 25 de Setembro, Duque de Caxias, Visconde de Inhaúma e Marques de Herval, com a implantação de projetos paisagísticos, alternados com temas poli esportivos, bosques contemplativos, jardins floridos, nas quadras ao longo dessas avenidas, para o usufruto da comunidade belenense. Valendo lembrar a importância da integração do Poder Público, Organizações Não Governamentais e principalmente a participação da comunidade nesse projeto de transformação, da nova paisagem para o bairro do Marco, concretizando no inicio do novo século, a visão futurística do Intendente Antônio Lemos com um século de antecedência.