DE VOLTA AO RIO
Depois do final da Piracema, o maior espetáculo do Pardo, a reprodução dos peixes, a barranca do rio voltou a receber inúmeros pescadores, pirangueiros, riachinhos e riachões que voltaram a praticar a pesca de vara e a frequentar o rio Pardo. Suspensos da pesca há quase quatro meses, os pescadores amadores e profissionais, voltaram a saborear uma boa pescaria e um peixe bom, frito, assado ou em molho e fica melhor ainda por que não foi comprado, foi pescado!! Guinão sossegado com dez varas armadas proseava com os parceiros, Lambari e Biguá:
- Ufa! Até que enfim acabou a Piracema, caboclo, não aguentava mais a cidade, só nego meteu o pau na vida dos outros, baralho então, estava até sonhando com o truco, douradão, chamando a mué nos seis, nove, doze, a queda!! E falar em douradão, quero ver se fisgo um para a gente assar Biguá, óia que beleza as varas estão puxando, quantos Corimbas ali passando!! Viche que maravilha, óia que bitelo! Vou lavar a porda!
Alegre da vida Guinão em menos de quatro horas havia pegado vinte Corimbas, dezasseis Piaparas e trinta e três Lambaris tambiús. Biguá pegando um peixe atrás do outro comenta:
- Que maravilha o rio voltou a dar peixes! No começo eu estava contra a proibição geral da pesca durante a piracema. Ainda mais sabendo que até hoje o Tubarão da usina causadora do melaço no rio, não pagou um centavo de multa e nem colocou no rio um alevino sequer!! Mas agora sou totalmente a favor, que beleza! Sem pescador no rio os peixes desovam tranquilamente e multiplica demais os cardumes!
Guinão, fala:
- Pena que lá no paredão os Abutres detonaram no arrastão!
- A guarda agiu, prendeu vários infratores e tem mais, vigiar vinte quatro horas é difícil, aí vai da conscientização de preservar o rio e seus peixes. Diz Biguá.
Lambari, diz:
- É uma esganação danada, sacos e mais sacos de peixes retirados na barragem, é uma pesca predatória e não tem graça, não tem emoção, o bom é aqui na varinha prestigiando o dia inteiro a beleza do rio e o sossego daqui, mêmo sem pegar nada volto para casa feliz! Opa! Esse é grande! Que beleza de dourado, só a foto vai pesar dois quilos, vamos fazer um assado e degustar, acompanhado daquela cachaça lá de Salinas Guinão!
- Puxa vida!! Deixa eu tirar um retrato desse bitelo! Registra Guinão.
A noite foi chegando os companheiros de pesca felizes da vida retornaram aos seus lares com muitos peixes, mostrando que vale apena ficar de castigo na praça durante a piracema até que o rio Pardo repovoe novamente seus peixes...