ATÉ PARA AMAR É PRECISO SABEDORIA, HUMILDADE.
ATÉ PARA AMAR É PRECISO SABEDORIA, HUMILDADE.
ATÉ PARA AMAR É PRECISO SABEDORIA, HUMILDADE!
O amor é um dom do Onipotente. Sentimos amor, inclusive os seres inferiores o sentem, instintivamente. Amar é preciso sempre, todos os dias e noites. Só o verdadeiro amor constrói, edifica, é sagrado. Amar é aceitação, é libertar-se do egoísmo, da vaidade, dos males do corpo, da mente e do espírito. Amar é ser feliz e fazer a pessoa amada feliz, próxima do Onipotente; amar é fazer na terra os céus, é trazer e fazer humana a paz, a solidariedade, a coragem e a beleza interior e exterior do ser amado.
Então é preciso sabedoria para que isto aconteça de forma humanística, legal e divina. É preciso humildade, sonho e juízo. Então é mister a amizade, o desejo, a sinceridade, caridade, a fidelidade e a atitude. Um sentimento tão humano como o amor belo, divino é chance de uma vida harmônica, pacífica, pró-ativa, enriquecedora e exemplar aos olhos humanos, e, história digna de registro memorial para os descendentes, homens e mulheres que vivam na terra e busquem modo de vida feliz, endeusado para a posteridade.
No entanto, jovem não sabe amar. Ou acha que o sabe. Sabe que não sabe. Porém, não se esforça para aprender e apreender a amar. Às vezes prefere o sexo livre, a balada, hoje. Vive ele iludido com o futebol, o show, o filme e games importados. E por fim entrega-se ao vício, às drogas e à violência. Muitos não conhecem os caminhos da Igreja, pois, para percorrê-los há de se fazer sacrifício, ter vontade, disciplina e fé. E os caminhos não são uma reta nem todos são asfaltados. Há pedras, espinhos e obstáculos a serem vencidos; há sol, chuva, frio e neve na estrada do bem e do mau. Mas alguém já afirmou que todos os caminhos do bem levam à casa do Pai, que é amor eterno.
E os adultos estão dando o exemplo bom ou mau. Nascemos do amor filial. Somos amados até antes do nascimento, antes de vermos a luz do mundo. Somos criados, educados e ensinados a amar, por amor. Por que então não aprender e apreender os ensinamentos do amor, do bem e da felicidade? Está escrito que o rei Salomão pediu a Deus a sabedoria, nada mais. E conta a história que ele foi o rei mais poderoso da terra. Dizem os filósofos que o saber não ocupa espaço. Disseram os cientistas que não usamos nem 10% da ¨nossa cabeça animal¨.
Aprender a amar com sabedoria já é um bom começo. Aliás, esse é o maior mandamento do maior e melhor sábio da humanidade. Aliás, ¨quem decide é o coração¨. O cérebro comanda a ação. No entanto, quem manda e age é o coração. O amor está no coração. O sangue está no coração que irriga todo o corpo. Do sangue e da água gera-se a vida. Se o coração morre, morre a vida, morre o amor. Assim sendo, devemos amar com sabedoria... E melhor ainda: amar com humildade... Amar com inteligência.
Quanto ao amor carnal é sábio quem o pratica com responsabilidade, com meiguice, ternura, paciência, castidade e solidificação espiritual no corpo, no sangue, na calma e na paz santificadora da procriação específica da raça humana. Outra forma de amor carnal, selvagem é mera bestialidade e insanidade mental.
¨Sobre monte de pedras também nascem flores...¨.
F I M.