A GUERRA CONTRA A DENGUE
O grande exército do general Aedes Aegypt, o mosquito transmissor da dengue está se proliferando cada vez mais e apavorando o Brasil de cabo a rabo. O estado de Minas Gerais registrou trinta e dois mil casos de dengue notificados e trinta e quatro óbitos! Dizem que o mineiro é mais lento para escapar da picadura do mosquito. Nas cidades, convivemos com inúmeros casos de dengue registrados, dezenas de suspeitos. O medo maior é a sanguinolenta e fatal dengue hemorrágica que leva a morte...
O grande general estava reunido com seu exercito de mosquitos, as margens de uma piscina que não recebe tratamento, água parada, limpinha e fresca, sol escaldante, umidade e calor, clima perfeito para a reprodução. Aedes discursa em tom alto e apavorante, lembrando Hitler:
- Meus fiéis escudeiros!! O ataque não pode parar! Redobrem suas forças! Milhares de nossas fêmeas estão prenhes, precisamos de muito mais sangue, não poupem os ataques e reforcem o treinamento para escaparem com vida!!
O pernilongo Culex Maximus comandante de outro exercito que também tem no sangue sua fonte de alimentação, pede a palavra:
- General Aedes, vocês tem um enorme apoio de parte da população, que deixa água parada nos vasos, pneus velhos, coleciona uma badulaqueira incrível no quintal, tudo propicio a criar um ambiente saudável para seu exercito!
Aedes, diz:
- É evidente meu caro Culex, veja esses vasos, quanta água parada e limpinha nesses pneus velhos, essas bacias de lavar véia, aquele pinico sem alça, estimação antiga, esse bidê que virou vaso, sem falar desse paraíso que é essa piscina!
O mosquito “Pórva” que assuntava a prosa recomenda cuidado com os caçadores de mosquitos da tropa de elite:
- Aedes é preciso uma estratégia para escapar dos caçadores de mosquitos, eles estão armados até os dentes com venenos fatais e estratégias precisas! E a terrível nuvem de fumaça envenenada que dizima em segundos, milhares de nossos soldados!
Aedes não se intimida:
- No ultimo ataque perdemos centenas de soldados... As baixas já foram recompostas, vamos avante em busca de sangue!!!
Aedes é cortado pela parteira:
- General, General! Acaba de nascer mais dez mil novos mosquitinhos, todos já fizeram seu juramento e estão com a pontaria afiada para atacar! Estão famintos por sangue!
Aedes vibra:
- Viva! O nosso exército está triplicado, amanhã cedinho continuaremos o ataque, parte da população é nossa aliada, eles varrem a sujeira para debaixo do tapete, vamos exterminar mais e mais vitimas...
O grande exército marcha e entoa o grito de guerra:
- Sangue!! Sangue!! Sangue!!...