Querem meus Royalties?
Querem meus Royalties?
Meus caros, estamos envoltos em uma discussão que parece não ter fim, os estados da nossa federação querem ter direito a uma parcela da arrecadação dos Royalties do petróleo que os estados produtores já recebem. Muito já foi dito e muitas justificativas já foram dadas, o petróleo é do Brasil, portanto dos brasileiros, vendo por essa ótica é claro que todos tenham direito a esse dinheiro, porém o que sobra para os estados produtores? Como podem ver em meu perfil moro em Caraguatatuba SP, minha região compreende quatro cidades Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela e Ubatuba, nossos municípios só começaram a ter direito as Royalties a pouco tempo, com exceção a São Sebastião que já recebe a muitos anos pois tem um terminal da Petrobrás em suas fronteiras, os outro três municípios sofrem igual desgaste ambiental, e se fizeram justas as correções para que recebessem também uma parte do dinheiro.
Agora querem nos tirar o que foi tão difícil e justo de se conquistar.
Pois é, mais uma vez somos vítimas de um vazamento de óleo, noticiado pelos mais importantes meios de comunicação desse país. Praias impróprias ao banho, pesca artesanal proibida, criações de mexilhões contaminadas e perdidas, e toda a fauna marinha em risco.
Pergunto aos favoráveis a distribuição igualitária dos Royalties, vocês já imaginaram olhar para a praça central de sua cidade e vê-la toda coberta de óleo, ou quem sabe o lago bonito de onde você mora estar todo negro de petróleo ou quem sabe ver peixes e aves mortas por uma contaminação assim? Não!!! É claro que não, pois isso nunca vai acontecer com vocês.
O ônus é todo nosso e o bônus é de toda Nação!!
Pensem por um minuto ao menos e saibam que hoje muitos pais de família que tiram seu sustento do mar não puderam sair para pescar e nem sabem quando poderão voltar, muitos empresários que vivem do comércio nas praias estão com seus estabelecimentos fechados, hotéis tem suas reservas canceladas, restaurantes não podem contar com o turismo, criadores de mexilhões vêem o trabalho de anos ir pelo ralo. Pensem bem, vocês estariam dispostos a dividir suas receitas com um município que teve toda sua cadeia produtiva afetada e que amargará prejuízos em todos os setores de sua economia? Não! Certamente não!
O petróleo e o gás extraídos do oceano é sim propriedade dos brasileiros, mas é inegável que nós estados e municípios produtores é quem arcamos com o ônus, seu congressista que votou a favor dessa lei desumana, votou em causa própria e não pelo Brasil.
Caso queiram posso enviar um pouco de areia de praia contaminada para enfeitar seus jardins.
Litoral Norte de São Paulo