O Bonsuceso é um Sucesso.

Estive recentemente, e pela primeira vez na comunidade Bonsucesso, bem pertinho daqui. É um lugar que eu tinha muita vontade de conhecer, pelo que ouvia falar , mas não tinha ainda ido ainda lá! Por incrível que pareça, já viajei para lugares bem mais distantes, mas no Bonsucesso eu não tinha ido ainda!

Ao chegar lá, fiquei impressionado com o que vi e ouvi. Aquele povoamento, o maior do município, parece ser exemplo de organização social e política. Lá, pelo que vi, prevalece o espírito de união, de cooperativismo, de luta de classe.

Impressionou-me os discursos feitos por pessoas do povo( Djalma Confessor, Matias Alexandre), militantes ainda muito jovens(os filhos de Matias) e a voz convicta do articulador Robério) , militantes ainda muitos jovens, mas que demonstram grande preparação para a vida pública.

Até a poesia se fez presente na voz de Neno, grande poeta popular, de rimas perfeitas e sotaque nordestino, demonstrando que a cultura está viva ali e também tem vez no Bonsucesso.

O que vi naquela noite, naquela comunidade não confirma o que se falam por aí das pessoas do Bonsucesso. Pelo contrário, ali há muita gente sabida, preparada para a vida social, política e econômica, e que pode servir de exemplo para as outras comunidades.

Pode até soar como exagero, mas vi ali um pouco de Canudos de Antônio Conselheiro.

Claro que aquela comunidade não é um Oásis; sei que lá também há muitos problemas, mas como está organizada aquela comunidade, as soluções se tornam bem mais fáceis de serem resolvidas do que aquelas em que a desunião prevalece.

Posso até está enganado, mas, é essa a minha opinião.

João Maria de Medeiros é professor,

cronista, contista e poeta

,

JOÃO MARIA DE MEDEIROS
Enviado por JOÃO MARIA DE MEDEIROS em 04/04/2013
Reeditado em 15/08/2023
Código do texto: T4223802
Classificação de conteúdo: seguro