O Papa não é pop

Passada a euforia inicial do povo argentino pela inusitada eleição de Mário Jorge Bergoglio como Papa da igreja católica, alguns resquícios de desconforto começam a surgir, no país vizinho.

Questionam sua atuação ante as ditaduras daquele país, bem como sua posição contrária ao casamento gay; ainda, seria meio desafeto da atual presidente, Cristina Kirchner.

Em se tratando de política, se não me engano foi Stanislaw Ponte Preta que disse que a política brasileira atua tentando alimentar a onça, e manter o cabrito vivo. Em outras palavras: defender o interesse das oligarquias políticas, num limite que pareça resguardar os anseios do povo.

Infelizmente isso não é privilégio do Brasil; em todo o mundo, a política é assim. Os veros interesses tratados por trás das cortinas, e as conveniências populares discursando nas tribunas.

Todavia, em se tratando de igreja, - Bíblica – é absolutamente impossível, alimentar o Lobo, e manter a ovelha viva. Aqui temos o tendão de Aquiles do Vaticano, um Estado político, associado à pretensão de ser a igreja apostólica.

Pedro, aliás, o qual, dizem ter sido Papa, mesmo ele dizendo-se apenas presbítero, não foi nada ecumênico nem político, quando a atuação dos apóstolos melindrou as religiões dos Fariseus, Saduceus e o poder Romano, que conspiraram contra o Salvador; “ Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” Atos 3; 14 e 15 Atrevido esse sujeito, denunciando assassinos desse modo!

Quando ameaçados para que parassem de pregar, foram até temerários, pois, disseram: “... Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;” Atos 4; 19

O sonho acalentado pelo Vaticano de unir todas as religiões, nem de perto é projeto de Deus, ou, bíblico. O fato de Jesus ser manso e amoroso, não obscurece que era radical em extremo, em se tratando da Vontade de Deus. “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.” Luc 14; 27 “O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.” Jo 7; 7 E dos seus, disse: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.” Jo 17; 14 Vemos então, que, aplausos do mundo ou mesmo aceitação, não deve ser buscada nem esperada, pelos que são, de fato, de Cristo.

Além disso, não chamou uma igreja para atender interesses de minorias, mas, para ser uma minoria, num mundo avesso a Deus. “Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.” Luc 12; 32

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Mat 22; 14

A política conta números, Deus, sonda corações. Lota-se um ambiente religioso qualquer, e a imprensa sentencia: “Estavam presentes 50 mil fiéis”. Fiéis ao quê? A quem? Geralmente dirão que a Deus. Mas, nesses amontoados humanos, estão adúlteros, ladrões, assassinos, pederastas, corruptos, misturados a eventuais servos de Deus; porém, são todos “fiéis”.

Ainda bem que não serão os homens a escolher os salvos, senão, o céu empataria com o inferno. Deus reservou para si essa prerrogativa; “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” Sal 101; 6

Infelizmente essa mega união religiosa vai acontecer, mas, não será a coroação do projeto Divino em execução, antes, o clímax da rebelião humana contra o Governo de Cristo, e Sua Palavra. “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.” Sal 2; 1 a 4

Sei que firo suscetibilidades de amigos católicos que me leem, mas, são conceitos bíblicos que esposo, e o jeito bíblico de amar, não é dourando a pílula da verdade quando amarga, mas, advertindo mesmo ao preço da antipatia, para que todos considerem os próprios caminhos; o caminho amplo da bajulação ceifa aplausos; a vereda estreita da verdade, pode salvar almas...