MMA
UM ENSAIO SOBRE O MMA
Antes de tudo, quero começar com o dado que uma promotora de justiça, ontem, deu no programa “Esquenta” de Regina Casé. Eu não assisto ao programa, mas um amigo e fiel leitor estava assistindo e disse assim: "Tai Kekel, tem uma promotora no programa de Regina Casé, Esquenta, dizendo que o Brasil é o país com maior índice de homicídios. O mais violento do mundo".
Bom, isso tudo pra dizer que, pode ter certeza, o MMA não tem nem 0000,001% de participação nesse índice de violência. Essa crítica ao MMA de que ele instiga a violência é uma crítica juvenil e até idiota.
O MMA pode até ser brutal, mas jamais violento. Assistir às lutas de MMA não instiga a prática de violência. Não mesmo! De modo que, dentro de um ringue ou octógono o que impera é um esporte e um intuito de heroísmo ao lutador vencedor – e a mídia deixa claro isso.
Na rua, se você sai pra brigar, espancar ou matar, pode ser como for, você nunca será visto ou sairá se sentindo como um herói. Pelo contrário, na maioria das vezes sai taxado como um covarde e ignorante.
E mais, o MMA não é o primeiro esporte que tem esse seguimento de luta. A arte marcial é milenar. Pouco tempo atrás era o boxe, e apesar de ser mais prejudicial à saúde dos atletas, o boxe nu e cru, com 12 assaltos de pancadaria só na cabeça, mesmo assim não tinha essa rotulação que o MMA injustamente tem. Como falei, a arte marcial sempre existiu. É uma ARTE.
Ora, o homem sempre teve esse ímpeto bélico e guerreiro como fonte instintiva. Afinal, as pessoas esquecem, o homem é também um animal. E arte marcial não é briga de selvageria como alguns que querem criticar o esporte passam a informar e dizer, geralmente jornalistazinhos e moralistazinhos de meia tigela. É o contrário. O MMA, já que é uma mistura de artes marciais, serve como canalização desse instinto bélico que é arraigado ao homem, através de técnicas, preparo físico e muito, mas muito treino para que o atleta suporte flagelos.
Pode perceber, a disputa de lutas sempre foi algo espetacular. Na Roma antiga, de onde vem o atual clichê até do “pão e circo”, se resumia a um espetáculo em que gladiadores enfiavam uma espada um no outro, que o imperador proporcionava ao povo, que era miserável, lhe jogando pão para aliviar a fome. Graças a deus que as coisas evoluíram e hoje não há mais espadas, só dois lutadores com muito preparo lutando um esporte que é repleto de regras para preservar a integridade física dos atletas.
Sem dúvidas, se o argumento é esse que MMA instiga a violência, pode ter certeza que filmes, novelas, seriados, joguinhos de games etc. influenciam bem mais nesse cenário de violência urbana. Assim como traumas por culpa da desestruturação maciça da instituição família, culpa desse multiculturalismo esquerdista difundido.
O MMA não incita a agressão, mas sim o heroísmo de ver que alguém venceu outro alguém com os mesmos recursos, mas de forma superior, aquele que queria ter sido o vencedor.
Instigante é a glória de ser vencedor, não o desejo de agredir. Afinal, o que faz um lutador vencer não é o golpe que ele aplica, mas sua habilidade de fugir do golpe alheio que lhe seria aplicado.
Por isso a disputa é impetuosa e instigante, o homem tem o desejo instintivo de vencer e ser glorioso. Hegel dizia: “o maior desejo do homem é o de reconhecimento”. Daí se dá o sucesso que são as disputas. De MMA a futebol, de loteria a bingos.
O fato é que o UFC só fez popularizar um esporte de lutas que evoluiu muito ao longo de décadas. Tanto que antes se chamava vale tudo, hoje MMA – mistura de artes marciais. Tudo por culpa de pesado investimento financeiro e uma mídia de massa muito veloz e direta (TV e internet).
O que desperta a violência é a intolerância, a ignorância, drogas – lícitas e ilícitas -, más companhias, estupidez... não ver dois caras altamente preparados, e, claramente competindo em um esporte, embora seja num enfrentamento corporal com golpes. Dize que MMA gera violência é desculpa esfarrapada de quem não tem argumento para saber criticar o esporte.
Tanto é assim que nem as guerras induzem tanto na violência urbana de um país democrático e federal. Uma vez que, se o argumento for esse, os homens bombas que passam todos os dias nos telejornais, induzem muito mais nesse quesito de violência urbana.
O que provoca violência urbana em demasia é omissão governamental, falta de policiamento proporcional, sistema punitivo falho, impunidade, corrupção e marginalização em excesso. Pois ocasiona uma onda de criminalidade exorbitante que foge do controle social. Daí fica-se procurando culpados e acabam sempre pondo a culpa em quem não a tem.
Não gostar do esporte, tudo bem, mas dizer que não gosta sendo influenciado por uma parte falso moralista da mídia que é porque induz à violência, e assim crucificar ferozmente o esporte, é uma crítica infantil e até estúpida, longe de conhecimento histórico, sociológico e antropológico.
E mais, se o argumento que usam para criticar o MMA é esse, é notório então que ele fica fadado pois, sendo assim, o futebol desperta mais o lado violento das pessoas. Ora, além de ser o esporte mais visto no país, as torcidas organizadas DE FUTEBOL são o principal canal de fuga para marginais. Já que a mídia vive veiculando brigas em campos e brigas de torcidas. Tanto a mídia de massa como as redes sociais midiáticas. No Youtube só o que tem.
Enfim, como antigamente esse canal de fuga marginal eram os bairros e cidades, onde havia confrontos bairristas, hoje alguns bandidos criaram as torcidas organizadas e alguns marginais se utilizam delas como meras facções que servem de acolhimento para bandidos. E uma coisa fato, MMA não tem torcida organizada. Pelo menos ainda não. Tomara que não.
Sabe na verdade quem mais instiga a violência no Brasil? A Globo com suas novelinhas imundas e seus filminhos imbecis e violentos onde o conceito de heroísmo é pra lá de deturpado. Bem como, sobretudo, o governo federal que faz vista grossa para os mais de 50.000 (CINQUENTA MIL) homicídios por ano no Brasil. Esse governo fica de braços cruzados. Pior, ainda tem a cara de pau de injetar na mídia de massa e livros didáticos que mudou o país pra melhor. Bolas!, como foi relatado no primeiro parágrafo, o Brasil lidera ranking mundial de homicídios. Pelo menos entre os 5 países mais homicidas, nós nos encontramos. Essa é a mudança?
Influenciar na violência é fazer marketing político de massa, que o país vive as 7 mil maravilhas do mundo, mas deixa o povo ignorante, ocupando os piores índices de educação e a bandidagem armada até os dentes. A mídia, mercenária por excelência, mas sobretudo o governo, são culpados por esse joguinho de mentiras e ninguém se dá conta.
Bem assim, é uma tremenda sacanagem eles procurarem bode expiatório, como o MMA, por exemplo, dizendo que gera e incita violência, para encobrir essa imundície governamental atual.
É um absurdo opinativo dizer que artes marciais induzem à violência!