O MITO DO BICHO PAPÃO

Ainda nos primórdios do tempo, quando desceu o homem das ramadas das árvores e perambulava mundo a fora, se equilibrando sobre suas duas pernas, recém-descobertas, e buscando abrigo ante às intempéries da vida em cavernas e grutas, surgiu a necessidade de o homem controlar o próprio homem.

Antes das leis rabiscadas nas paredes da caverna, antes das primeiras leituras, fez-se necessário o controle do homem pelo próprio homem. Na ineficácia da lei social, surge a ideia da leia mental.

A invenção genial foi o bicho papão.

Não faça isto ou aquilo senão o bicho papão vai pegar você. Se você matar ou roubar, o bicho papão vai pegar você. O bicho papão vai levar você para um lugar escuro, quente, mas tão quente que seus erros e pecados vão se derreter!

Com medo de sair da caverna ante a novidade que se revelava lá fora e com medo do bicho papão que poderia puni-lo por qualquer ato que não fosse plenamente aceito pelo seu grupo, o homem se condicionou a obedecer. Obedecer é melhor do que pensar em por que obedecer! Simplesmente obedeça, não importa a quem ou por quê! Só obedeça. Os obedientes serão levados pelo bicho papão a um lugar delicioso, cheio de coisas boas e agradáveis ao tato e ao paladar.

Alguns questionaram a existência do bicho papão, e tiveram que se arder na fogueira da crença.

Mas ainda hoje, apesar de plenamente inculcado em alguns, ainda existem aqueles que, se pelo menos não mais duvidam da existência do bicho papão, pelo menos sabem porque ele existe e foi criado.

Antes não houvéssemos descido da árvore. De lá, ao menos, a paisagem era tão linda. Parecia o paraíso!

Seria o homem a maior criação do Bicho papão ou seria o Bicho papão a melhor invenção do Homem?

Jonas De Antino
Enviado por Jonas De Antino em 27/02/2013
Código do texto: T4162276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.