Rua São Domingos, a memória me escapa

Serão derrubados. Os casarões.

A dinâmica da cidade : constrói, deteriora e derruba.

Cortiço e Bixiga são sinônimos. Cortiço aqui entendido como banheiro, tanque e pátio comuns.

As casas que sobrevivem são habitações inabitáveis, mofo e miasmas, cebola e fluidos humanos. Bateção de panelas, bebedeiras, brigas estúpidas. Vazamentos. Sons misturados de amor e ódio.

Rua São Domingos, quase esquina com a Abolição, dois casarões esperam a hora de ser derrubados. Impossível ignorar o destino das casas que serão derrubadas, já vimos esse filme antes, já vimos outras demolições, já assistimos outros arrasa-quarteirão.

O Mecha morava aí, o popular Nelson Coutinho, que carregou, também, a Jules Rimet. Instantão andou por aí, duzentos personagens populares da Bela Vista passaram aí,invocados que merecem ser evocados porque eles são eu.

Encontrei o Chulapa, Jeferson Jeronimo, e ele está completamente fora do ar, antena baixada, na ecolalia. Chulapa foi o ator principal de um filme da Tata Amaral, fez alguns comerciais nos anos 2 mil e agora está andando com a mesma calça há mais de um mês. Encontrei com ele dentro de um ônibus, o cheiro das casas da São Domingos nele, miasmas e cebola.

Cebola se você quiser você encontra perto do metro São Joaquim. Ele tatuou o rosto inteiro e vende artesanato. Cebola morava na rua Major Diogo, que é o a outra travessa da São domingos. Tatuar a face, deve ter um milhão de possibilidades de explicação para um sujeito fazer isso, tatuar a face, por que um sujeito faz isso?!

As casas são a cara da paisagem,e o ícone, a informação geográfica guarda isso: a psicoesfera, mas se não fosse isso o que seria?

Sem a dor como eu caminharia, permaneceria deitado em berço esplêndido?

São feridas que não curam, a dor é cultivada pois é daí que nascem as mais belas canções de amor.

E onde é que nascem as canções de amor?

Onde existe dor.

O Bixiga é marginal, como a Barra Funda, o Brás e o Bom Retiro, pra ficar nos 4 b, do primeiro círculo do inferno, partindo da Sé em todas as direções, sul,oeste, leste e norte.

Nessas casas permanece a pobreza, e os balconistas, os biscateiros, os vagabundos, os sem lugar, os travestis, os marginais. e as crianças que falam todos os esses, de maneira pausada e num discurso coerente, que eu ouvi ontem ao passar por essas casas que serão derrubadas na rua São Domingo, Bixiga, São Paulo, Brasil:

-Vamos embora daqui, papai, vamos embora!

E aqueles que caem fora são a exceção a regra, que os cagadores de regra querem em discurso dizer: todos chegarão lá.

Mas são pobres e ricos. Pobres e ricos, bairros pobres e ricos.

O Itaim bibi foi um lugar de lavadeiras, a Vila Nova Conceição não tinha calçamento até 1960. O Bixiga é raça. Aqui já era cidade em 1910.

Serão derrubados a cidade não é um museu, aqui não é Paris, aqui é tudo feio, decadência, barbárie e vandalismo, sujeira e podridão, solidão e loucura, incoerência buscando significação e é preciso um olhar muito atento, ou um sei lá o que, para enxergar as coisas.

Ninguém quer saber, quem quer saber?

Nessa casa morou fulano e ali alguém cantou a dor da morena de cabelos lisos que ao penteá-los nessa escadinha disse:

-Vem

E eu não fui.