"o maior torcedor do flamengo




http://youtu.be/0zLEQiJs9nc


O maior torcedor do flamengo

Meus amigos,não sei bem a razão que me motivou escrever esta crônica.Admito que o flamengo atrai paixões,porem ,atrai inimizades e até mesmo ,ódio.
Mas,acostumado a aprofundar no cerne de temas,aparentemente,inócuos,fúteis,descobri ao rever pequenos objetos de minha infância que a paixão por um time de futebol pode manter acesa a chama de vida de uma pessoa.Dizem que ser rubronegro é um estado religioso,sacro...Perdoem-me os demais!
Prezado leitor,convido-o a aspirar a atmosfera sofisticada dos anos 50,onde reinavam as grandes vozes nacionais;Orlando Silva,Silvio Caldas .O presidente Getulio Vargas ,já havia escrito a carta testamento,após o atentado da rua Toneleiros e partira...Pois bem amigos,meu pai um humilde operário com instrução primaria,mas,herdeiro de Rui Barbosa na arte de falar,profundo observador tinha como melhor amigo,o Sr Sandi Venturini,pessoa letrada,conhecimento vasto sobre musica,cinema,política,artesão exímio com simples canivete,mas ,com os “nervos desabrochados sob a pele”.O seu Sandi como conhecíamos,tinha uma compleição tísica e não física onde destacava seu crânio calvo,onde as veias se dilatavam quando enfurecido.Quem conheceu o famoso Ari Barroso pode ter uma idéia do tipo físico de nosso personagem,diminuindo,ainda,alguns quilos.Meu pai era o seu grande ouvido,à escutar as angústias inexplicáveis do amigo.Lembro bem um dia quando,parafraseando Fernando Pessoa em sua correspondência com Sá Carneiro,falou;”A dominação é total”!Eu não entendia o que queria dizer com estas palavras,mas,o que,saudosamente,guardo é que flamenguista obsessivo.ia ao maracanã com sua camisa desbotada rubro negra juntamente com meu pai e o “Viviu”,um gigante de quase dois metros,100 quilos,porém,uma dama,pois era professor de matemática.Num belo Domingo,a garotada do flamengo ex juvenis iriam enfrentar o ataque formado por;Garrincha,Didi,Quarentinha e Zagallo,tendo ainda a ilustre presença deNilton Santos.Logo o alvinegro abriu o placar e a torcida iniciou uma provocação aos pobres rubronegros.A alegria durou pouco e o flamengo empatou e virou o placar.Neste instante,o seu Sandi com seu biótipo marasmático encetou uma estranha e rebolativa dança em frente a torcida botafoguense.Um detalhe que esqueci de informar é que o chefe da torcida alvinegra chamava-se Tarzan.Não deu outra,um torcedor que parecia um armário saltou a cerca e se aproximou de nosso velho amigo que continuava a gingar no estilo Carmen Miranda.Pensei com meus botões.“O seu Sandi já era...”Eis que surge a figura do meigo Viviu e indaga;”O que está acontecendo?” O botafoguense mudou de cor, de sexo e até de time!
Meus amigos,enquanto o flamengo reinava com títulos e vitoria,o animo deste incorrigível torcedor se mantinha vivo.Com seu talento,construía pequenos objetos sempre nas cores vermelho e preta e dava um toque de aroma com a colônia Klama.Veio,porém, a época de declínio do time e o pobre de seu Sandi ficou a lidar com seus fantasmas.Pena que naquela época o anjo Osvaldo estava longe, em missões importantes e não conhecia São Elesbão.Lembro que,ora dizia que Zizinho era uma “pinóia” e no momento seguinte,berrava ,tendo as veias à quase estourarem;”Zizinho você é o maior do mundo”
Um dia,realmente,a “dominação foi total” e o velho torcedor escolheu fazer uma longa viagem sob as rodas de um trem da Central do Brasil.Naquele ano,o flamengo foi campeão...
Um abraço seu Sandi !

nota do autor  a referida colonia Klama era fabricada no quintal da casa de seu Sandi e ele presenteava aos amigos.Ele fazia projetos para elaborar uma brilhantina