O TEMPO, DEMOLIDOR DE ILUSÕES
O Tempo tem sido um tema constante nas minhas lucubrações. Acho que quase todos os filósofos se ocuparam em refletir sabiamente sobre o que é esse enigmático fenômeno e sobre suas funções ou influências sobre nossas vidas e sobre toda a Natureza. Quando somos crianças, queremos que passe depressa para crescermos logo e ter mais liberdade; na adolescência, aspiramos pela maioridade. E assim, progressivamente, vamos, com o decorrer dos anos, aspirando alcançar mais êxitos, porém, para obtê-los, dependemos de uma série de fatores: inteligência, estudo, trabalho, vocação, pertinácia, entre outros, inclusive um de difícil definição, chamado sorte. Esse desejo de que o Tempo passe depressa é uma leviana ilusão, inconsciente, porque cada fase, cada etapa que alcançamos, virá com a incessante sucessão das horas, dos dias, dos meses e dos anos, até que chegue uma idade em que vivemos recordando com saudade um passado que jamais retornará, a não ser nas lembranças.
E assim, na busca dos nossos ideais, quase não percebemos o seu desgaste. É o que acontece, por exemplo, com o jogador de futebol. Aos 17, 18 anos, alguns demonstram todo o seu vigor e a sua habilidade, faltando apenas mais experiência e até maturidade. Para isso, seus clubes têm os técnicos e o seu quadro médico composto de especialistas de várias áreas, inclusive psicólogos. Aos 25 anos, chega ao apogeu de sua carreira, mas, aos 30, sua disposição já começa, às vezes, a diminuir. Aos 35 alguns talvez já passem para a reserva, até que, com 40, é aposentado. Teve uma trajetória brilhante, mas, apesar de todo o acompanhamento médico, não pode evitar que a ação desgastante do tempo o afastasse dos campos e dos aplausos da torcida.
Já aqueles que se dedicam a outras profissões - médicos, advogados, engenheiros e demais - podem alongar o tempo de exercício em suas atividades, chegando a ultrapassar os 60, os 70 ou até mais, dependendo de sua disposição e dos cuidados que teve com a sua saúde. Há vários outros fatores que podem influenciar no retardamento do seu envelhecimento: conviver bem com a família, ter vida moderada e evitar preocupações, o que nem sempre é possível.
Já disse, em outras crônicas, o meu entendimento de que o Tempo é um instrumento de Deus, pois, à medida que os dias e os meses vão passando e os anos se substituindo, não só nós, homens e mulheres, vamos sentindo o seu desgaste, mas toda a Natureza também. Os animais, assim como nós, têm a sua trajetória; os rios às vezes vão mudando de curso, as montanha vão sendo erodidas pelas chuvas e pelo vento, até os mares, embora não cheguemos a perceber, porque o que acontece nos oceanos se dá ao longo de séculos ou milhares de anos.
Atualmente, uma profissão que está em evidência é a de cirurgião plástico e, também, as donas de salões de beleza. Os cirurgiões conseguem transformar uma mulher de 50, 60 anos, ou mais, em uma de trinta, eliminando as rugas, as estrias, as celulites, diminuindo ou aumentando o tamanho dos seios, reduzindo o estômago para emagrecerem, e mais um bocado de procedimentos. Inclusive o recurso às nutricionistas, para indicarem uma alimentação adequada.
Conheci uma senhora de uns 50 anos, que, em consequência da perda do marido, traumatizada, deixou os cabelos crescerem e embranquecerem, tornando-se uma velha gorda, aparentando mais de 70 anos. Tempos depois, acho que induzida pelas amigas, resolveu cuidar-se: cortou os cabelos e os pintou, de modo que quase não a reconheci, pois se tornou, aparentemente, uma mulher de 40 anos. Mas, essa vaidade não está só nas mulheres, os homens também estão se cuidando.
Entretanto, sub-repticiamente, o tempo vai agindo e, embora a média de vida de homens e mulheres tenha aumentado consideravelmente, pelos maiores cuidados na alimentação, a prática de exercícios físicos, maior frequência aos cardiologistas e a obediência aos preceitos da evolução da medicina, enfim a conscientização um dia chega, porém, em que tudo pareceu inútil. É porque, como diz a Sagrada Escritura, tudo o que acontece na vida já está predisposto por Deus, mesmo esses progressos todos que alongam o prazo da nossa existência. Eu entendo que tudo que existe na Natureza, todos os seis elementos, foram criados por Javé; ao homem - a quem Deus dá a inteligência - e vai proporcionando os conhecimentos necessários, cabe apenas descobrir: o fogo, a eletricidade, a luz, as ondas hertzianas e tudo mais. Deus CRIOU e o homem descobriu. Para mim o Tempo é enigmático; só Deus, o Ser supremo, “que não teve princípio e nem há de ter fim”, foi quem o criou e o governa.
VOCÊ, meu caro amigo, que porventura me lê, você sabe, porventura, definir o Tempo?