A historia do cinto

A noticia de jornal abaixo não foi publicada em jornal nenhum, devido a certeza duvidosa de suas fontes. Mas como não cabe mim ficar fazendo perguntas sobre verdades e mentiras, porque a verdade de hoje pode ser uma mentira amanha. E o que é duvidoso hoje, pode continuar a ser duvidoso amanha, ou não?

Sem duvida alguma uma das maiores invenções da humanidade foi a do cinto, isso mesmo, o cinto que qualquer pessoa usa para segurar as calças. Não se tem uma data exata, mas sugere-se que foi na idade média, por volta do século VIII, em alguma região da Europa ocidental.

A invenção do cinto representou bem mais do que o surgimento de um acessório feminino indispensável ou instrumento moderador, instrutor e educativo dos pais para com os filhos desobedientes.

Antes, todos usavam saias, inclusive os homens, que ficavam com suas partes intimas balançando indefinidamente. A partir da invenção dos cintos os homens já podiam usar calças, despreocupadamente, se diferenciando das mulheres e dos religiosos. O serviço na agricultura ficou menos pavoroso, pois neste momento os homens não mais precisavam temer as urticantes coceiras de ervas sapecadoras da labuta diária no campo. Inclusive para os burgueses a invenção foi interessante:pois alem de darem-lhes lucros, os cintos impediam suas calças (ou saias, para os mais tradicionais) de caírem em público e os pouparam de diversas situações vexatórias.

Assim fica explicado o porquê dos artistas renascentistas serem mais criativos do que os da Antigüidade Clássica, não precisavam se preocupar se suas roupas iriam cair bem no meio de seus trabalhos artísticos.