Dia do Gaúcho
Dia do gaúcho
Alva Gonçalves
20/09/2010
20 de setembro, dia do gaúcho, mas a definição de gaúcho não pode ser aplicada apenas aos que nasceram no Rio Grande do Sul, como citado em vários livros sobre folclore o gaúcho é o indivíduo que vive no pampa, que é bom na montaria e etc... Na minha humilde opinião, gaúcho, hoje em dia, mais do que aquele que mora no campo e lida com o gado é, acima disso, aquele que cultiva que preserva as tradições gauchescas. É aquele ou aquela que toma para si esse estilo de vida, que gosta de ouvir a boa música nativista, que veste com orgulho a bombacha e o lenço, que talvez não saiba nem montar um cavalo e pealar o gado, mas que no coração carrega a centelha da tradição.
Gaúcho é aquele que não se vendeu para o modismo da tchê music. Gaúcho é aquele que deixa de descansar no conforto da sua casa no fim de semana por preferir acampar num rodeio, com toda a lida de armar barraca, dormir num colchão fininho, buscar água de balde, e encarar os banheiros de rodeios. Gaúcho é aquele que toma um mate no trabalho, que vai pilchado para a faculdade sem medo do que os outros vão pensar.
Muito mais do que os “gauchinhos” forjados por CTG’s, o gaúcho é aquele que carrega isso na alma e tenho visto tantos por aí... tantos que doam muito do seu tempo para, de uma maneira ou de outra, levar a frente essa tradição, tantos que não medem esforços em prol da cultura gaúcha.
Parabéns, parabéns a todos esses que fazem a nossa cultura, não aos que compram pilchas caras e ensaiam 3 ou 4 vezes por semana alguns passinhos de dança mas que tem vergonha de sair pilchados por aí, mas aos que realmente fazem de tudo pela nossa cultura, aos que botam a mão na massa, PARABÉNS.