“Gentileza se recebe com gentileza.” “Tudo bem, minha querida?”

Todos nós gostamos de pessoas educadas, e quando somos bombardeadas por pessoas que durante a sua vida, ignoram a sua falta de educação. Fica difícil ter com ela, o merecimento de nossa amizade. Mas, ao contrário destas palavras, eu conheci há pouco tempo, certa pessoa, que fez com que eu, prestasse mais a sua atenção, pela a sua maneira simples, de falar, e de cumprimentar, não só a mim, mas a todos que por ali passam. A sua maneira de falar, não é automática. Ela por certo, adquiriu este hábito, e enraizou em sua vida, de uma forma que é possível, perceber de imediato, de quem dela se aproxima. Às vezes as pessoas adquirem “hábitos”, a partir de uma ação, ou por necessidade, ou quem sabe por que seus pensamentos estão conectados a “um” sentimento “bom”. E pelo o que eu percebi a preocupação por parte desta pessoa, “se engloba no geral.” Então, ela se faz desejável a todos quem por ela passa. E, todas às vezes, que chego com o meu carro, ela gentilmente diz; “Tudo bem minha querida?” O seu agir e de uma maneira natural. Como um balsamo, para os meus ouvidos. E assim, passa parte do seu dia, ali sentado, na guarita da faculdade. Então, não há preceito, mais valioso na educação moral que este. E não há nada de novo nisso, mas é tão antigo, que muitos de nós já esquecemos, de que a educação abre caminhos, para pensamentos negativos, que alguém possa ter, contra a gente. E se desejamos conquistar, amigos “verdadeiros,” não se reprimam a sufocar uma tendência, a ser “mal educado.” Suavize sua expressão, deixe que seus olhos brilhem, ao simples toque de mãos. Fale num tom, que as pessoas possam ouvir sua voz, de uma forma, que o seu comprimento seja seguro, como um belo sorriso, daquele que alguém, gostaria de receber, de “você.”

E saber observar as pessoas, é como se a gente, se atirasse de corpo e alma, a executar tarefas, que geralmente muitos não fazem, por que querem estar em primeiro lugar, na coerência de valores, e se propõem a fazer o que lhe diz a respeito, organizam seus pensamentos para seu beneficio próprio. E assim, atravessam o corre , corre do dia a dia a fortalecer o seu próprio ego. Mas quem sabe estas pessoas, mal humoradas, um dia tenham sorte, e encontre em seu caminho alguém, como eu encontrei este senhor. Que registra no seu dia a dia, um gostoso comprimento. De forma positiva. Com uma postura correta, constrói o seu dia, e que nos deixa também concluir o nosso. Como acariciar a um gato, e assim, abraça-lo carinhosamente, e faz com que a gente passe por ela, sempre com uma pequena brincadeira, e assim, ela faz com que a gente solte gostosas risadas. E por meio desta minha observação, “Sr. Plinio,” reproduzi em palavras com riquezas de detalhes, por que, a beleza da educação de uma pessoa, não pode ser desprezada. E assim, ver a sua alegria, a cada comprimento. Faz-me, sentir, mais feliz. E assim o que posso dizer é que “o passarinho não canta por que é feliz, mas ele é feliz por que canta.” Essa parábola ilustra como o comportamento de uma pessoa modifica também, se ela realmente, estiver entusiasmada, a respeito da tarefa que realiza. E assim, abre um belo sorriso, e cria belas mensagens, como a dizer: Oi querida, tudo bem? Uma boa aula...

São mensagens, que nós acompanham, e que também transformam o nosso humor. E mesmo quando estivermos travessando períodos menos agradáveis, devemos manter nossa mente fixa nas coisas boas, e bonitas que existem em nosso redor.

E na escassez da nossa má educação, o nosso universo pessoal, automaticamente se distancia de nós ricas amizades, que talvez, a gente até queira, para nossas vidas. Então, o caminho à boa educação é sorriso. Que também ajuda, e desarma o mal-humorado, o sorriso contamina a alma, aos entristecidos. Então, tudo poderia ser bem melhor, se a nossa “gentileza,” fosse também recebida, com gentileza. E assim é; O coração alegre, formosura á face. Mas, o rancor no coração, o espírito, se “abate.”

Neire Lú 03/12/2012

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 04/12/2012
Código do texto: T4019333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.