Faça com que o escutem

Ao iniciar uma comunicação, procure fazer uma análise detalhada sobre o seu interlocutor, saber o que pensa em relação ao que você tem a dizer e o que sabe sobre o assunto que será tratado.
Fazendo isso, você terá uma boa ideia do quanto você terá de se esforçar para transmitir a mensagem, se terá que simplesmente expor suas idéias com clareza para que sejam entendidas ou se terá que criar imagens inerentes ao assunto tratado para facilitar a compreensão e assimilação por parte do seu interlocutor.
Seja o mais claro possível sempre !
As deixas não verbais são responsáveis por grande parte da comunicação, portanto é importante que tenhamos total consciência do nosso estilo como comunicador.
Para que isso ocorra, devemos fazer uma auto-análise dos nossos valores e credos e estar atentos ao vocabulário que será utilizado, aos padrões de pensamento e a linguagem corporal.
Se conseguirmos manter nossa linha de raciocínio e nossas palavras em perfeita sincronia com a linguagem corporal, estaremos seguros de que nossa mensagem alcançará o objetivo almejado.
O espelho com certeza é um belo aliado na busca desse sincronismo entre a Linguagem verbal e a não verbal.
É muito importante que você estabeleça uma meta para transmitir uma mensagem, procurando escolher o local e a hora ideal, não para você, mas para o seu interlocutor .
Ao transmitir sua mensagem, vá criando imagens daquilo que você gostaria que ele assimilasse.
Evite tratar de negócios em quadras de esportes, festas ou confraternizações, pois sem dúvida a mensagem não alcançara o seu objetivo e você terá uma grande chance de se tornar uma pessoa inconveniente.
É muito importante que diversifiquemos nossa forma de transmissão de mensagens, pois como sabemos, o ser humano está cada vez mais ouvindo com os olhos, isso faz com que o uso de metáforas, analogias, exemplos atuais ou em comum tornem-se poderosas fontes de imagens, que facilitarão a transmissão da mensagem.
Utilize recursos áudio visuais e principalmente palavras claras que transmitam imagens.
O interlocutor assimila muito mais uma ideia quando essa vem acompanhada de exemplos e imagens, pois somente o conhecimento técnico sobre um determinado assunto, não nos garante êxito total na transmissão da mensagem.
Mostre confiança e convicção no que está transmitindo, utilize ao máximo sua linguagem corporal e a mantenha em harmonia com o que está falando.
Evite Eufemismo, rodeios e exageros, isso tira a confiança do ouvinte.
Ao final , avalie se sua mensagem alcançou o resultado desejado, caso note que não alcançou, detecte onde está a falha e tente novamente.


Valdir Guimarães
Enviado por Valdir Guimarães em 01/12/2012
Código do texto: T4015147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.