Inteligência e Cultura - via Comunicação

Inteligência é a faculdade ou capacidade de aprender e compreender o que foi exposto e adaptar-se a situações impostas pelo cotidiano com maior facilidade.
Saber ouvir nos torna inteligentes, nos referimos a destreza mental, a agudez de pensamentos, a perspicácia nas decisões.
O saber ouvir acentua nosso poder de análise e interpretação dos acontecimentos do cotidiano.
Podemos acrescentar que, ao ouvir os outros, nos tornamos cultos também, pois nos interamos do complexo dos  padrões, costumes, comportamentos e as crenças do nosso interlocutor.
Aprendemos sobre suas manifestações artísticas e intelectuais, angariando informações preciosas, que nos serão transmitidas.
Essas informações abastecem nosso “banco de dados”, enriquecem nosso vocabulário e nos mostra que, cada indivíduo pensa e se expressa de forma exclusiva.
Quanto mais pessoas “ouvimos”, mais “dados” possuímos, daí a facilidade que teremos de formar e emitir opiniões a respeito de diversos assuntos, com conhecimento de causa.
Importante:
Ao ouvir os outros, não só parecemos, mas nos tornamos mais inteligentes e cultos.

Valdir Guimarães
Enviado por Valdir Guimarães em 01/12/2012
Código do texto: T4015107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.