Biblioteca

A porta inconveniente range quando é aberta e faz um barulho horrível quando, inevitavelmente, se choca ao ser fechada. A administração do local improvisou um mecanismo para acabar com o incomodo: fita crepe entre a porta e o portal. A intenção foi boa e a ideia criativa, mas não foi o suficiente, a porta continua incomodando a todos.

E ainda tem os zíperes das mochilas sendo abertos, computadores sendo ligados, cadeiras sendo arrastadas, livros sendo folheados e saltos sendo "toquetoqueados" no piso. Isso sem contar com os enfeites de natal patéticos que foram colocados na recepção. Esperava, de um lugar como esse, uma certa independência em relação ao resto do mundo e, principalmente, imparcialidade. Afinal, quantas ideias, filosofias e religiões diferentes seu acervo apresenta? E quantos diferentes tipos de pessoas vêm atrás delas?

No entanto, eles insistem em fazer sobressair uma ideia, filosofia e religião específica. Coisa feia.

Mas nada disso tira o encanto do lugar. Ah, com certeza não. Portas barulhentas, ruídos impertinentes e manifestações religiosas não ofuscam, nem de longe, o brilho das prateleiras recheadas de personalidades, descobertas, histórias, estórias, dados relevantes e sei lá mais o que.

Imagine quantos vestibulares e concursos foram vencidos por pessoas que passaram por aqui. Quantos trabalhos escolares e universitários foram bem sucedidos graças à estes livros. E mais, quantos caráteres foram formados, e quantas pessoas se encontraram nestas páginas. Eu me encontrei aqui. Várias vezes.