Gente bem sucedida
São velhos conhecidos. Conversam sobre os filhos, seus feitos e conquistas . Cada amigo desfia os últimos sucessos. Falam de grandes concursos, promoções, melhoria de salários, casa de praia, viagem à Europa e por í vai. Parece um concurso pra ver o filho de quem, galgou mais degraus na escalada social.
Um deles, se mantém na retaguarda, fala pouco, concorda com sorrisos, aquiesce á cada nova vitória rumo ao topo. Os outros não notam sua ausência de detalhes, preocupados que estão em desfiar as projeções meteóricas ou calculadas que esses sucessos requerem.
Ele olha o relógio, se sentindo peixe fora d’agua e se despede. É sábado e a família espera pra o almoço. Sai e os os outros mal notam, envolvidos nos seus papos.
Em casa, diante da mesa farta no quintal, dos netos correndo com outras crianças, dos filhos, de duas famílias amigas, ele pensa, pensa...
Um amigo íntimo se aproxima e pergunta o porque de seu alheamento e sorriso beatífico. Ele sorri e lhe pergunta.
- O que é sucesso, Fulano? Esse nosso almoço é uma reunião de gente bem-sucedida?
O amigo olha espantado sem entender aonde ele quer chegar.
- Encontrei a turma do serviço naquele barzinho, onde papeamos sábado de manhã e ouvi muito sobre sucesso e me perguntei qual a medida de sucesso deles.
O amigo espera calado. Sabe que ele é um cara feliz em família e profissionalmente e retruca.
- Onde tu queres chegar?
- Cara, sucesso é uma casa na praia, a promoção, a viagem pra Europa e por aí vai... não, eu não tiro o valor de nada disso. São ganhos, têm seu valor, sucesso é bom sim, mas ninguém mais fala que seu filho aprendeu a tocar um instrumento ou que vai casar com uma garota maravilhosa, ou que sua filha está estudando pra ser assistente social e faz voluntariado ou que teu neto aprendeu a falar ‘vovô’, ou que tu, depois de velho aprendeu a andar de bicicleta, ou que começou a colecionar bromélias...
O amigo sorri em silêncio, se entendem desde a adolescência e sabem que nesses assunto as suas medidas de sucesso é o que seus olhos abarcam ali, naquela ensolarada manhã. Famílias bacanas, com seus defeitos sim, filhos que estão felizes, netos alegres, gente cuja conquista talvez não mude o mundo, mas que contagia os que os conhecem e são exemplo.
Concluem sem palavras que se sentem pessoas de sucesso, sem ter preenchido todos aqueles requisitos da outra lista.