O Poder da palavra escrita


Ela estava começando a se conectar com o mundo. Descobrira o computador, os chats, as conversas de grupo. Estava encantada! E foi descobrindo, aprendendo, apanhando...Por que relutara tanto em aceitar as novas tecnologias? Quanto tempo havia perdido!
Mas toda moeda tem dois lados, e ela conheceu o outro rapidinho quando se maravilhou com... palavras. Uma em especial foi a causadora de um arrebatamento que nunca havia vivido:AGORA, assim mesmo, só com maiúsculas, denotando determinação,coragem, decisão...
E ela se entregou de corpo e alma àquela excitação diferente, aliás, não é sempre que um ser humano se apaixona por...palavras. Fernando Pessoa foi uma das poucas pessoas que tiveram este privilégio. E agora, ela. Era a glória. A nossa língua portuguesa é maravilhosa e quando bem escrita chega até a provocar sentimentos escondidos, esquecidos que há tempos não afloravam mais.Por conta de felizes colocações como infinitivos precedidos de preposição no momento certo, parágrafos curtos, objetivos, perfeitas coesões textuais, etc,etc,etc,ela sorriu, cantou, se encantou , poetou...e amou...
Mas existia um imenso oceano separando dois mundos, e o que nunca aconteceu acabou virando passado. Tudo muito rápido. De repente, as estrelas voltaram aos seus lugares na galáxia, a lua não mais tocou o mar, e a dor agigantou-se dentro daquele coração fragilizado.
Agora, amenizada a dor, quando as lágrimas secaram, ela que já não canta mais, não ri mais, não compõe mais , caminha pela praia, e de quando em vez, pára, olhar fixo na imensidão do mar, como se procurasse alguma coisa, quem sabe localizar além da linha do horizonte , um velho mundo, que sempre a encantara com sua história de um passado glorioso...E, naquela cabeça sonhadora ela teria sido transportada para aquele passado, e vivia todas as emoções e sentimentos de uma época longínqüa...Mas lá como cá, os tempos são outros. A modernidade que tomou conta de tudo não deixa espaço para sentimentos ternos, para as grandes emoções...
Hoje é diferente.Uma onda de frieza, indiferença, toma conta deste velho continente.Ninguém se importa mais com nada, nem com ninguém. Sant Exupéry já não é modelo para ninguém.Com um simples clique, todo e qualquer sentimento, sonhos e emoções são deletados sem a menor preocupação.
É o outro lado da moeda, ou seja, da internet...