A "TEORIA" DE UGARTE (casablanca)
Guillermo Ugarte (Peter Lorre): Você me despreza não é? Rick Blane (Humphrey Bogart): Se eu pensasse em você provavelmente o desprezaria. Diálogo do filme Casablanca, de 1942, em que, preso pela polícia francesa por ser responsável pela morte de dois alemães, Ugarte imaginou contar com a influencia de Rick, mas este o desprezou.
O ator Peter Lorre nasceu na Eslováquia em 1904. Bancário, foi descoberto por um diretor teatral e de 1929 a 1964 participou de mais de oitenta filmes, nunca como protagonista, tendo dirigido outros tantos. Seus papéis eram quase sempre vilões e até mesmo um vampiro psicopata que matava crianças em “M, o Vampiro de Dusseldorf”.
Desiludido em Holywood com a falta de bons papéis Lorre foi para a Alemanha escrever, dirigir e atuar em alguns filmes, que se tornaram fracassos comerciais. Fez seu último filme “O Otário” quando retornou aos Estados Unidos em 1964, tendo falecido no mesmo ano.
O desprezo surge a partir da avaliação de alguém como inferior. Talvez muitos de nós não sejamos plenamente felizes por não compreendermos a “Teoria de Ugarte”. Quando ele pergunta se Blane o despreza, ele sabia que sim, queria ouvir para ter certeza de sua submissão e fraqueza.
Tente levar essa teoria para a relação que você tem consigo mesmo. Faça para si a pergunta (você me despreza não é?), sempre que estiver na dúvida quando for tomar uma decisão sobre, por exemplo, emagrecer, casar, parar de beber, sair de casa, divorciar, mudar de emprego, voltar aos estudos, ter filhos, e verá que a resposta diverge do diálogo do filme. Você pode não usar o chapéu e fumar o mesmo cigarro de Bogart, mas tem muito mais talento para responder suas perguntas interiores.