Um mês como qualquer outro?

1º de agosto de 1914: tem início a primeira guerra mundial.

5 de agosto de 1962: Morte da atriz Marilyn Monroe.

“6 de agosto” de 1945: destruição da cidade japonesa de Hiroshima por uma bomba atômica.

Por mais que digam por aí que agosto é mês de má sorte, não acredito que haja algum motivo para desesperos.

Os eventos que narrei no inicio desse texto mostram três desastres que ocorreram no mês de agosto (É claro que a morte de Marilyn Monroe não foi nenhum desastre de dimensões catastróficas, mas concordemos que o mundo perdeu uma bela mulher!). A crença de que agosto é um mês de azar surgiu em Portugal, a acabou por contaminar nosso país (que, convenhamos, nem precisa de um mês certo para se ter azar!).

Excluindo esses casos ocorridos fora das fronteiras brasileiras, temos também um acontecimento que faria jus à péssima fama do oitavo mês: a morte de Getúlio Vargas, aclamado por muitos como o melhor presidente que o Brasil já teve, em 24 de agosto de 1954. Mas, se fosse para lamentar algum fato ruim ocorrido no mês de agosto, prefiro citar a renúncia de Jânio Quadros, em 25/8/1961. Não que eu o admire como presidente do Brasil. Mas pelos eventos que desencadeariam o golpe de 1964, quando nosso país se viu sob uma ditadura militar (que, estranhamente, não ocorreu em agosto).

Agora, leitor (ou leitora, caso seja uma linda donzela a ler estas humildes palavras. Se não for donzela e muito menos linda, considere-se igualmente valorizada...), repare na terceira catástrofe mencionada no início dessa crônica. As aspas em “6 de agosto” não foram acidentais. Este é o dia em que Siqueira Campos celebra festivamente o Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Muito mais que um feriado municipal, esse dia revela a cultura siqueirense em toda sua essência. Portanto, me recuso a ver em agosto um mês de azar. Vejo sim um mês alegre, onde a devoção de um povo se mostra através de uma festa que extrapola a simples comemoração, passando a ser uma mostra da identidade cultural e religiosa de nossa cidade.

13 de agosto de 1961: início da construção do muro de Berlin, que separou o mundo em capitalista e comunista.

Façamos também um muro. Mas não que separe o mundo entre aqueles que querem tudo para si em nome da liberdade e aqueles que querem dividir tudo a força. Prefiro um muro que separe a verdadeira fé de um monte de superstições sem sentido, como essa crença de que agosto é um mês desastroso.

Agosto é um mês como outro qualquer. Não há nada de ruim nesse mês. Um mês comum. Exceto é claro em Siqueira Campos, que o transforma no mais alegre e festivo dentre todos os meses.

6 de agosto de qualquer ano: dia do Bom Jesus da Cana Verde.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 31/07/2012
Código do texto: T3806476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.