Apenas um Carroceiro

Apenas um Carroceiro

Quanto vale uma vida? Eis aí a questão! A vida de quem? É isso mesmo, a vida não é, em absoluto, algo linear, mas hierarquizada. A vida de um engravatado vale infinitamente mais do que a vida de um descamisado. Pensar diferente é hipocrisia. Duvida? Ponha-se, então, em trajes de mendigo, de um dos lados de uma estrada estreita por onde deve passar um carro em alta velocidade; do outro, ponha um executivo, e agora tente imaginar qual dos dois vai ser atropelado. Isso ocorre porque, tendo de decidir num átimo, o motorista não teria tempo para racionalizar e agiria de acordo com os valores sociais. No mundo do crime, o matador de aluguel é melhor exemplo. Aquele profissional tem uma tabela de preços que aumenta de acordo com a importância da vítima. Assim, não se mata um senador pelo mesmo preço do prefeito, nem a este pela mesma cotação do vereador.

Contou-me um amigo, que numa dessas reuniões mistas de trabalho e confraternização, presenciou algo singular de um executivo de reputação equilibrada, mas que não fugiu a regra. Nessas ocasiões é de praxe que compareça um graduado do andar de cima, para mostrar números, cobrar resultados, premiar os campeões e humilhar os mortais.

O tal graduado, reconhecidamente arrogante, desta vez extrapolou: atrasou mais de duas horas, não abriu diálogo, rechaçou questionamentos e humilhou companheiros. Alegou que, ainda naquele dia, devia participar de mais um encontro noutro estado, daí a pressa. Fiquei, disse o meu amigo, imaginando que se ele cancelasse uma das reuniões tornaria a outra produtiva, mas não tive coragem de falar.

- O avião decola às doze! Sussurrou o secretário. O discurso foi abruptamente interrompido. Rumo ao aeroporto um táxi voava. Velocidade, curvas, trânsito, pressa, xingamentos... SINISTRO!

A ausência de notícia detalhada gerou especulação. - Se o “homem” morrer vai macular o nosso evento, comentou o organizador da festa. Neste instante entra o executivo local que o acompanhara na viagem, e, para alívio de todos, fez o seguinte comentário: graças a Deus não aconteceu nada grave. Parece milagre, nenhum dos passageiros dos dois carros ficou ferido. “Nosso amigo” sofreu apenas arranhões, e já está no aeroporto. Lamentamos o transtorno que o fez perder a avião, mas viajará no próximo voo.

... ah!, O carroceiro morreu.

Cajarana
Enviado por Cajarana em 22/07/2012
Reeditado em 22/07/2012
Código do texto: T3791064
Classificação de conteúdo: seguro