"PLACA NÃO DÁ ÁGUA!"

“PLACA NÃO DÁ ÁGUA!”

Theo Padilha

Aqui em Joaquim Távora a política sempre foi divertida. Nos anos 70 um Juiz Eleitoral pediu que fossem gravados todos os discursos nos comitês. Nós trabalhávamos no Cartório Eleitoral e passamos muito tempo rindo dos oradores do município.

Nessa época um deputado prometeu água encanada para a cidade. Pois ainda tirávamos água dos poços. O deputado fez a sua parte com méritos. Imediatamente a cidade ficou cheia de canos d água que ficavam amontoados em todos os cantos da cidade. E nas saídas da cidade foram colocadas gigantescas placas que anunciavam o governo e o serviço de saneamento básico com letras garrafais. Só que o tempo foi passando e ninguém. Nenhum prefeito tomou a iniciativa de puxar essa água do rio Jacaré.

No bairro 40 havia um vereador que era sacudido. Que andava de calças arregaçadas e de chinelos. Esse candidato a vereador subiu no palanque que fora montado por coincidência próximo dos canos e da placa na saída para Santo Antonio da Platina. Então começou assim seu discurso:

─ Outro dia meu filho pediu para instalar o “Tiradentes” para o seu banho! Eu lhe disse “vai tomar banho na placa”! – e continuou metendo o pau na prefeitura. Depois continuou:

─ PLACA NÃO DÁ AGUA! PAPAI! – respondeu o meu menino! Aquilo foi motivo de risos pela plateia e ficou na boca do povo tavorense por muito tempo. Só não sabemos se ele ganhou a eleição.

Joaquim Távora, 20 de julho de 2012. By Theo Padilha©.

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 20/07/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3787842
Classificação de conteúdo: seguro