Se a vida fosse um conto de fadas... eu seria Carminha- Giselle Sato



Chega uma hora em que a gente se pergunta se fez as escolhas certas, embora saiba que ninguém é enganado quando se trata de amor., tais dúvidas teimam em perturbar nos momentos mais impróprios.
 Na verdade qual mulher bem no fundinho do coração, não  busca  os acertos com sabor dos contos de fadas tão em  moda, um romance floreado em arabescos que nos faça esquecer a aridez da praticidade.
Mulher é bicho esquisito, bem diz dona Rita Lee, tem dias que acorda  Gabriella, outros Maria Machadão e em outros é Vadinho, que nada tem de contos de fadas mas em matéria de riqueza de personagens  de Jorge Amado é o professor das almas felizes. 

Voltando ao  amor, outro dia fui ao cinema assistir Branca de Neve, que nada tinha de tímida e indefesa, não lembrava nem de longe a frágil donzela  esperando ser salva pelo herói. Os tempos realmente mudaram e com ele o conceito de que a nobreza dos atos está ligada à titulos e posses, isto é, no filme quando o mau caráter e sarado caçador se apaixona pela princesinha na floresta, praticamente transforma-se em um semideus.
Nada a ver com o ator que vive o caçador ter feito Thor, mas não dá para resistir e não comparar, quem em sã conscienciência dispensaria 1,90 de puro músculo nórdico por um principe  magrelo sem sal? Vai ficar para a continuação, eu penso que terá uma segunda parte já que a platéia quase surtou quando o beijo que ''despertou'' Branca não ficou bem explicado.

Mas então o amor, este mesmo amor foi mais forte, a ponto de impedir um assassino e fazer as fãs do mocinho torcerem pelo bandido. E a bruxa de tão esplendorosa, magnífica, deslumbrante e qualquer outro adjetivo é pouco diante de tamanha onipresença e talento, pisoteou na heroína Branca de Neve e fez muitos lamentarem seu final trágico.
Mas nem tudo está perdido neste enredo digno de uma grande escola campeã de carnaval, eis que nossa princesa aprendeu a ser uma guerreira incrível, muito valente e desteminda, atitudes contemporâneas e tão joviais. Invejáveis.
 Ela também despertou a magia que a torna irresistível, controlando o mundo animal e mágico, poderes que nem ela mesma sabia existir e aí sim consiste o ponto principal desta história. Branca de Neve livre, pôde optar pelo seu final feliz, e acreditam ela fico sozinha.

Mas se voltarmos no tempo... Era uma vez os irmãos Grimm, escritores de belos contos de fadas que deveriam entreter crianças, no entanto, para meninas como eu que cresceram lendo estas obras, certas histórias soavam mais assustadoras que encantadas. Penso nos lobos terríveis, devorando vovzinhas, nas lições de moral nas entrelinhas, coisas como não aceitar nada de estranhos, não falar com desconhecidos, nem desobedecer os pais e as tais regras que todos bem comportados deveriam conhecer ou seriam castigados.

Lembrando disso tudo cheguei a conclusão que aquelas histórias eram uma tremenda lavagem cerebral em meninas dóceis e submissas, o que deve ter gerado muitas Belas e Brancas divorciadas  inimigas de Grimm até a última geração. Nossa, eu sempre quis ter um espelho mágico mentiroso mas nunca tive coragem de confessar. Lógico que o pobrezinho seria obrigado a repetir incontáveis elogios e satisfazer meu ego, o que me transformaria em um ser intragável mas imensamente feliz. Espelho, espelho meu...

O que estou vendo hoje em dia é a revolução do faz de conta, chegando à realidade e brincando com o imaginário, contestando as lições como os autores dos contos tambem o fizeram porque  hoje eu consego enxergar fios soltos: Chapeuzinho vermelho, Joãozinho e Maria e até Bela eram um tanto transgressores.... mas agora eu já sou adulta, o estrago já está feito.

Como nos contos de fadas nossas vidas passam cheinhas de aventuras, alegrias, tristezas, perigos, fantasias, heróis, bons momentos versus maus, e amor ... todo tipo de amor, que não pode faltar nesta trama, senão perderia todo sentido. E o final feliz?  Não é totalmente impossível. Penso que  algumas situações podem ter finais felizes, o que  já está de bom tamanho.
Enquanto isso vou continuar jantando sopa de ervilhas e assistindo minha vilã favorita, a incontrolável Carminha da novela das oito, porque se esta vai ficar para história. É de deixar qualquer Bruxa Má no chinelo!
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 07/07/2012
Reeditado em 21/01/2014
Código do texto: T3765615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.