TIMON-MA: ABERTA A CAÇADA AO VOTO

TIMON-MA: ABERTA A CAÇADA AO VOTO

Passada a "fase" das convenções: um espetáculo circense dos tempos modernos inaugura-se em Timon e no Brasil inteiro oficialmente a temporada de caça indiscriminada ao voto; as convenções partidárias, são um momento único e atípico, é o instante onde velhas e "novas" raposas da política local encontra seu palco e seu público fiel. Esses mandatários de ocasião, mais uma vez se reapresentam ao seu público-alvo como verdadeiros caciques-de-partido, como donos das legendas partidárias ás quais pertencem e, como se fossem uma espécie de semi-Deuses da história, apresentam seus amigos e apadrinhados sem se preocuparem com os eleitores e sem consulta prévia. É oportuno lembrar que esses chefes de partidos cartoriais não são os únicos culpados por este estado-de-coisa; se não fosse a convivência com a atual legislação eleitoral caduca e obsoleta, a exemplo da que temos no nosso país, esse tipo de exposição espetacular não tinha espaço para acontecer; sem esquecer de mencionar que esses dirigentes políticos___ na sua grande maioria, são os mesmos dum passado recente que, no presente ainda se encontra eco dos seus atos de improbidade___ boa parcela deles devem à justiça.

Mas, o espetáculo deve continuar, e é em nome do espetáculo-voto que a temporada inicia-se. Regidos pela caduca legislação eleitoral brasileira___ pensada, idealizada e praticada tão somente para meia dúzia de burgueses da elite governante, para a classe dominante nacional; os candidatos, agora oficiais, lançam-se na maior aventura de suas vidas, digo aventura por que no mercado livre do voto, tem candidatura e voto de todo preço ! De um lado a irresponsabilidade dos politiqueiros compradores de voto, do outro, o eleitor: uma massa de indivíduos, homens e mulheres marcadamente caracterizado pelo alfabetismo zero, pelo analfabetismo funcional, pela pobreza e miséria; um caldeirão social e existencial mais que propício às práticas corruptivas de compra e venda de votos. Dito isso, fica razoavelmente fácil compreender as condicionantes e os mecanismos pelos quais as estruturas políticas podres e viciadas do Maranhão e de Timon teimarem em se perpetuarem no poder, mais ainda, o porquê das práticas familiares se encastelarem no poder.

É nesse contexto de análise estruturalista que se insere as nefastas manobras e práticas dos nossos “político”, verdadeiros profissionais do casuísmo, da fisiologia, da demagogia, da permissividade com o poder e o dinheiro público. Um verdadeiro assassinato dos preceitos e fundamentos legais da nossa democracia; quão imatura não é a democracia brasileira...! Até quando a nação brasileira será refém desses políticos picaretas ?

DIMAS CASSIMIRO: professor-pesquisador,pedagogo,pós-graduado, mestrando em educação,escritor,cronista,poeta e militante do PCdoB-MA. Email: adoxacassimiro@hotmail.com contato:86 88664407

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 04/07/2012
Reeditado em 04/07/2012
Código do texto: T3759953