Tico...
Tico chegou em casa em dia de frio e chuva, ele e Teco. Tico e Teco. Os nomes dei por não se separarem. Dormiam, brincavam e comiam juntos. Os dois filhotes magros e doentinhos, dois cachorrinhos. Excluidos de adoções e de olhares amorosos.
Teco mais esperto, mais seguro. Tico... Bem, Tico mais feinho, miudo que só, mas de uma delicadeza como se pedisse desculpas por tudo. Os olhinhos sempre atentos, a um gesto mais enérgico corria se esconder em qualquer cantinho...
A ideia era alimentá-los, tratá-los para que pudessem seguir adiante a procura de um lar adotivo. Aqui em casa, já tínhamos além dos gatos, três cachorros.
Com o passar dos dias Teco foi apresentando uma tosse contínua sem demonstrar melhoras. Encaminhamos os dois ao veterinário. O diagnóstico: Cinomose.
Uma doença difícil de ser curada ou controlada. Eu cá tenho a Sara, vítima dessa doença. Sara foi retirada das ruas extremamente ferida e já com a cinomose adiantada. Mas isso já há alguns anos, no atual momento não apresenta perigo de propagar a doença que a deixou com sequelas, arrasta as patas traseiras e tem tiques nervosos. Fora isso, Sara é como qualquer outro cachorrinho, alegre, segura e segundo ela, a fêmea alfa aqui de casa. Uma graça...
Mas voltando ao Tico... Infelizmente Teco não sobreviveu. Doloroso, muito doloroso ver mais um bichinho não sobreviver às consequências do abandono e descaso.
Tico olhava para o amiguinho como se pedisse pra que levantasse. Dividia seu olhar entre Teco e nós que estávamos cuidando deles. Novamente enfrentar a morte, novamente a impotência...
Nos dias seguintes, Tico piorou, quase ficou cego. Talvez pela falta que sentisse do companheiro. Embora tenhamos mais animais de estimação, o vínculo dos dois vinha de antes de chegarem até nós.
Com alguns cuidados, foi se recuperando, abrindo os olhinhos, alimentando-se melhor. Ao fim dos dias de medicação não apresentou nenhuma consequência da doença, talvez por ter sido atendido em seu início. Teco já não tivera tanta sorte, infelizmente...
Enfim, Tico já dono de si mesmo, adotou-me. Segue-me onde vou.
Assim, tirou-me todas as possibilidades de colocá-lo pra adoção...