Espelho, espelho meu!!!
Espelho, espelho meu!!!
Em frente ao espelho é que vemos, realmente, quem somos. No reflexo podemos enxergar o nosso verdadeiro eu e, assim, nos orgulharmos ou decepcionarmos. O espelho não esconde marcas, não maquia defeitos e nem minimiza nossas falhas. Somos o que vemos! Ele nos desnuda, tira a nossa vergonha e nos expõe para nós mesmos. Em frente ao espelho vemos o tempo nos açoitando e é em frente a ele que nos enganamos colocando as nossas máscaras para enfrentarmos a vida.
O espelho aponta nossos defeitos e evidencia nosso melhor ângulo. Nele fazemos caras e bocas e ensaiamos a hipocrisia para sair para o mundo. Na frente dele não temos vergonha e nem pudor, mas nos intimidamos ao vê-lo apontando nossos complexos.
Ficamos acuados quando nos enxergamos menor do que achamos e, então, sentimos o peso do reflexo por ele mostrado. Espelho, espelho meu! Todos já fizeram ou irão fazer essa pergunta, mas quem recebeu a verdadeira resposta? O espelho nem sempre reflete o que queremos ver e então procuramos meios de satisfazer a um desejo que, muitas vezes, não é nosso. Pintamos a boca, cabelo, maquiamos as rugas, escondemos marcas; tudo para satisfazer outrem, mas... Em frente ao espelho, quando estamos a sós e sem a maquiagem exigida pela vida, vemos um ser imperfeito, mas, perfeito para o mundo.
O espelho não quer refletir apenas a beleza, ele quer mostrar que nós somos humanos e, como tal, temos que ter as marcas e rascunhos da vida. Ele quer que nos avaliemos e nos desnudemos para nós mesmos e que não sejamos apenas um corpo construído em academias e mídias para ser oferecido ao mercado da estética. Paramos, muitas vezes, em frente a ele, durante o dia, mas nunca perguntamos quem somos, verdadeiramente. Se o espelho é o nosso reflexo, com certeza, ele tem a resposta! O que vamos ouvir, talvez, não nos agrade, por isso nos escondemos e nos enganamos nos vestindo com a maquiagem do desdém. Espelho, espelho meu! A resposta ele e vocês têm, porém o medo da verdade faz o reflexo deturpar a sua imagem. E, assim, como quebrar o espelho provoca sete anos de azar, mentir pra você mesmo pode lhe causar a vida toda de enganos. Espelho, espelho meu! E o espelho responderá: “Conheça-te a ti mesmo”!!!
Mário Paternostro