103 - Entrar no Matisse, sim.
Agora, sim.
(1869-1954)
Faço cá um figurão
Pego no bilhete
passo pela máquina
Ninguém faz como eu
Vi
alguém
fazer
pelo canto do olho,
ajudado
pelo segurança,
estava
na loja.
Dei
ares
de urbanidade.
Circa das 10:30:
1.ª obra que vejo
primeira da exposição:
Game of Books 1908 (Matisse);
2.ª Bouquet Arum Lilies, c. 1912) ;
3.ª Standing Maroccan in Green (1912
E aí por diante.
De Matisse
certo
mas
no contexto
de outros pintores que estavam a fazer o que ele fazia na época: pintar.
Cada um
procurando
percorrendo
caminhos
seus
diferentes
em diálogo
com os outros
e consigo próprios
Sempre
A experimentação
A ousadia
Não há meias medidas
Interesso-me
sobretudo
pelos retratos
e auto-retratos.
Dizem muito
de quem os fez
de quem é retratado
de quem retracta e do
E de quem vê o retracto
Não esquecer
(Um Kandinski: Komposition VI 1913) ;
(Picasso – Dryade Femme Assise
Femme à l’éventail, - 1908)
A coqueluche:
LA CHAMBRE ROUGE
era para ser azul
Matisse à última da hora mudou para vermelho
Pura decoratividade.
Era para a sala de Jantar de Mr. Shukin
que querendo azul
saiu vermelho
que aceitou bem a liberdade criativa do autor
Nem sempre é assim
Fauvismo na sala ao lado:
Louis Valtat; Henri Matisse (mete-se por aí também):
The Sunflower (Matisse 1898)
Por um curto período
Matisse e outros colegas foram Fauvistas
foi um bom exercício artístico
Uma sala só de Picassos:
Une Table Au Café (1912)
Bouteillle de Pernod;
L’usine c. 1909 ; etc..
L’Homme au bras croisés 1909;
Garçon nu 1906.
Wassily Kandinsky:
quarto a seguir :
Expressions of the subcouncious 1911;
Winter 1909;
Study of landscape with green house 1908
E outros
outros diversos
na sala ao lado
termina com uma fotografia da ‘Salon d’Été’
dos quadros de Picasso.
Museu Hermitage
Amesterdão
23 de Julho de 2010
Mário Moura
(Um Kandinski: Komposition VI 1913) ;
(Picasso – Dryade Femme Assise
Femme à l’éventail, - 1908)
A coqueluche : LA CHAMBRE ROUGE. Que era para ser azul e Matisse à última da hora mudou para vermelho. Pura decoratividade.
Era para a sala de Jantar de Mr. Shukin, que querendo azul, lhe saiu vermelho, mas que aceitou bem a liberdade criativa do autor.
Nem sempre é assim.
Fauvismo na sala ao lado: Louis Valtat; Henri Matisse (mete-se por aí também): The Sunflower (Matisse 1898).
Por um curto período, Matisse e outros colegas foram Fauvistas. Foi um bom exercício artístico.
Uma sala só de Picassos: Une Table Au Café (1912)
Bouteillle de Pernod; L’usine c. 1909 ; etc..
L’Homme au bras croisés 1909 ; Garçon nu 1906.
Wassily Kandinsky : quarto a seguir :
Expressions of the subcouncious 1911; Winter 1909; Study of landscape with green house 1908.
E outros. Outros diversos na sala ao lado.
E termina com uma fotografia da ‘Salon d’Été’ Dos quadros de Picasso.
Museu Hermitage
Amesterdão
23 de Julho de 2010
Mário Moura