"A companheira UNAI” Uma relação de amizade."

“Meu tempo não é só aquele que passou, meu tempo é hoje” e se aquilo que eu quero é diferente daquilo que você quer, não importa, a tarefa amarga que um dia iremos cumprir, ela poderá ser doce, se estivermos preparados para assumirmos, a tal responsabilidade, a nossa terceira-idade. E quando viemos para este mundo, começamos a nos desenvolver, e de criança passamos para a adolescência. E está época é a mais bela e interessante, parece que tudo esta a nosso favor, e a maior parte de nossas preocupações é com a gente mesmo. E assim, a cada dia que passa, vamos ganhando o nosso espaço. E assim flui a nossa liberdade. Mas quando chegamos na maturidade algumas coisas começam a mudar e aquela criança, aquela jovem de outrora já não existe mais, só ficaram lembranças. E assim neste instante ela intende que hoje ela será um novo personagem. E isto aconteceu comigo, ao chegar aos meus 60 anos, para mim foi uma glória, porque o tempo que eu teria, iria aproveitar comigo, e muitas coisas que eu gostaria de ter feito, a partir de agora eu iria dar inicio. E um exemplo disto, foi o 1º dia que eu coloquei os meus pés na faculdade para iniciar os cursos da UNAI-UBC. E assim naquele instante eu percebi, o tempo de outrora, a minha juventude tinha passado. Mas que está minha terceira idade eu iria viver somente para mim, e todos os dias seriam somente meus. E assim desta forma, eu iria continuar a minha história, não para pior, mas para melhor. E a lição que ira ficar desta história que eu irei contar, poderá ser um remédio para aqueles que sofrem os males da terceira idade, que para mim é a melhor idade, e que hoje ela permite para mim, clarear as minhas ideias, e os meus sentimentos, e que podem ser resolvidos de uma maneira a trazer a luz para mim. E assim foi como uma ponte que construída, ligou a minha alma, a um amor sem preconceitos, e que veio preencher e encher o meu dia-a-dia, de atividades. E isto foi importante para me ajudar a perceber que eu poderia criar relações e raízes neste lugar. E à medida que os meus cursos foram ganhando dimensão, e espaço fui adquirindo uma gostosa amizade e carinho por todos, e sem contar as divertidas conversas, e dos bons bate papo de dialogo de posições e ideias, de valores e desejos, nesta simples ponte que nos uniu. E assim eu consegui me comunicar e abrir o meu coração, com este mundo atual que vivo, veloz, globalizado, tecnológico, blogueiro, twiteiro e confuso, e que aparentemente eu me sentia desprezada, porque achava que ele não combinava comigo. E assim com toda está modernidade eu me colocava a uma pirâmide de valores, e como ser humano eu me sentia de cabeça para baixo. E então nesta “transformação de experiência”, eu ampliei minha consciência em um ambiente, que todos ali falam a mesma língua, e com doçura olham em meus olhos, compreendendo os meus desejos. E parece estranho haver um lugar assim, que ensina a prática do diálogo. Um local para trocas de exercício, ideias, um espaço respeitoso, rico e estimulante, que ajuda os idosos a dar importância aos estudos, e na prática em atividades sociais, e assim dividem em grandes capítulos, os das habilidades ocupacionais, competência técnica, operacional, artesanal etc...

Este lugar foi algo que deu certo, de caráter cientifico, que permite ser hoje um lugar que chamamos de UNAI, (ESCOLA DA MATURIDADE ABERTA A INTREGAÇÃO.) Que foi feita para mim e para você que já chegou à terceira idade, onde ninguém fica parado. Que foi cuidadosamente elaborada com disciplina, que promove a convivência e troca de experiências, e assim nos estimula e nos faz produzir uma cultura e nos fazendo buscar a priorizar uma qualidade de vida, que nos faz elevar, a nossa auto estima, e assim nos mantendo ativos de corpo e mente, em busca de um envelhecimento saudável, sem contar com todos os benefícios de ser um estudante com descontos em cinemas, teatros, museus, passeios culturais etc... E também sem contar, com uma seleção de materiais especialmente desenvolvidos, para estimular o raciocínio e a memória, que nos faz promover o nosso conhecimento, e nos mantendo atualizados. E hoje a minha vida em meu lar, com a minha família continua a mesma coisa, mas com uma pequena diferença, porque ao terminar os meus afazeres, eu sei que um lugar está a minha espera na UNAI (escola da maturidade aberta à integração.). As portas da cidadania que estão abertas para mim e para vocês da terceira idade onde ninguém fica parado. E como eu descobri , querem saber? Então eu digo que foi o destino, e Deus que me fez descobrir este lugar, onde eu no dia 14 de setembro de 2011 fui a um lugar para que eu pudesse fazer alguns exercícios, tudo gratuito pela a prefeitura. E lá fiquei conhecendo uma pessoa, e em uma conversa ela revelou que participava da UNAI, foi quando admirada eu perguntei: “O que é isto, onde fica?”

E foi quando ela falou; “Fica na faculdade! E lá qualquer pessoa que tiver mais de 35 anos pode participar”. E foi explicando sobre alguns cursos que ela oferecia. E com isto, o meu interesse se mostrou maior, quando ela disse, que nesta faculdade eu teria que ter apenas a minha maioridade, a minha terceira-idade, e não precisaria competir com ninguém, apenas comigo. Porque eu iria mostrar ao meu ego, o que é envelhecer de verdade. E assim no meio de pessoas iguais a mim, ali, a partir daquele instante seria o meu mundo, o meu lazer, e a uma cultura que me foi negada a muitos anos atrás. Hoje nesta faculdade estou aprendendo linguagem de expressão, habilidade, competência, psicologia, nutrição e coral. Onde eu posso recordar com alegria, os bons tempos de adolescência que eu cantava em um coral, como já relatei em uma crónica, neste blog. E neste coral da terceira idade quando eu canto parece que posso ouvir a minha alma a dizer; obrigado minha amada, minha amiga. E é assim que eu sinto “amada”, amada por todas as pessoas que estão lá, com todas as suas magoas, com suas depressões, e talvez até revoltados, mas que devagarzinho, vão se chegando e fazendo amizades. Pois é assim nesta faculdade da terceira idade, e o que é de mais importante que ela oferece; “ amizade” porque todos estão no mesmo barco, e assim só temos um caminho, remar e remar todos juntos, para o barco não afundar. E se hoje alguém perguntar para mim. “Em que você irá se formar?” E dizer: “Acho que você irá receber um diploma não é !” Então eu respondo: “Para que diploma!? Se ao longo da minha vida já recebi vários diplomas. Hoje eu sou formada sim, na UNEV (UNIVERSIDADE De EXPERIENCIA De VIDA).” E assim os meus novos companheiros compartilham comigo o mesmo pão. E não importa se o pão é fresco, macio e abundante ou se está endurecido, porque o passado já se foi, e hoje só os novos companheiros, o que tem para dividir comigo, são o pão, os sonhos, o presente e o futuro. E uma pessoa que irradia felicidade, tem mais chance de ter alguém a seu lado. Mas posta está ressalva, ter alguém ao nosso lado pode ser até divertido, só que não pode ser “alguém”, ter que ser um “alguém” á quem nós podemos confiar, sem medo de errar e chama-la de companheira que é a nossa maturidade, ou simplesmente a nossa terceira idade, e longe de pensar em um fim, penso todos os dias em um recomeço ao lado destas minhas novas amizades, e de viver a vida nesta jornada, com coragem de mudar, e dizer a todos, o que realmente... eu sinto... Por que o mundo está sempre querendo saber o que eu penso, mas eu quero mesmo é dizer... “O que eu sinto, pois está forma de eu agir, me fez aprender a lidar com a crise da maturidade, e de perceber que nada na vida é definitivo, e que o tempo é o recurso mais útil que eu encontrei, para acalmar o meu espírito e apagar as magoas, e limpar o arquivo das marcas que o tempo colocou em meu corpo, que ás vezes grudam em nossa alma.” E assim compreendi, a filosofia da amorosidade, a importância de viver em harmonia, sem perder o direito à opinião e ao posicionamento. E assim dei um equilíbrio na vida.

Madame X

Nonna Melone

Grann Melone

Melanzoka

24-09-2011

OBS: Este trecho a baixo foi a minha primeira atividade no meu primeiro dia de aula, no curso de LHC (Linguagem, Habilidade e Competência) Falando sobre o meu tempo. “Não é aquele q passou, é hoje.”

(E quando viemos para este mundo, começamos a nos desenvolver, e de criança passamos para a adolescência. E está época é a mais bela e interessante, parece que tudo esta a nosso favor, e a maior parte de nossas preocupações é com a gente mesmo. E assim, a cada dia que passa, vamos ganhando o nosso espaço. E assim flui a nossa liberdade. Mas quando chegamos na maturidade algumas coisas começam a mudar e aquela criança, aquela jovem de outrora já não existe mais, só ficaram lembranças. E assim neste instante ela intende que hoje ela será um novo personagem. E isto aconteceu comigo, ao chegar aos meus 60 anos, para mim foi uma glória, porque o tempo que eu teria, iria aproveitar comigo, e muitas coisas que eu gostaria de ter feito, a partir de agora eu iria dar inicio. E um exemplo disto, foi o 1º dia que eu coloquei os meus pés na faculdade para iniciar os cursos da UNAI-UBC. E assim naquele instante eu percebi o tempo de outrora, a minha juventude tinha passado. Mas que está minha terceira idade eu iria viver somente para mim, e todos os dias seriam somente meus. E assim desta forma, eu iria continuar a minha história, não para pior, mas para melhor.)

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 27/04/2012
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T3636639
Classificação de conteúdo: seguro