Modos
Existem pessoas que não sabem conversar. Infelizmente, esse é um problema generalizado. Mas, por incrível que pareça, isso se aprende. Não se aprende na escola, pelo menos, como deveria. Já que nas aulas, aquelas aulas chatas, o que os professores mais fazem é explanar. Explanam sobre tudo. Reinam na megalomania intelectual, de acharem que sabem tudo, e por isso deixam seus alunos calados. E é justamente por ficarem calados, que os alunos não sabem conversar. Ou seja, até são inteligentes, mas são desperdiçados.
E são desperdiçados pela cobiça dos professores. Que, calam os alunos! Como querem ser 'autoridade na sala', se tornam bobos! Tudo que a gente ouve e não se aprende, é bobo! Ou não se deveria ouvir, ou não se deveria falar! Os padres, que já ensinaram maluquices, aos seus fiéis, com certeza não souberam disso, porque até onde eu sei, dá aula em Latim, para quem não sabia nem fazer o “ó' no copo, é coisa de maluco. Pode até ter fé nisso, mas também tem maluquice; e não é pouca!
O assunto aqui é outro. Se chama: modos. Hoje, as pessoas não têm modos. Vou falar das mulheres. Como se pode estar conversando no MSN, ou no Facebook, e uma pessoa 'sair' sem dá um tchau?. Infelizmente, parece que o mundo está mesmo bobo, porque até mesmo a despedida, algo no mínimo, social, está se extinguindo. Acho, que o excesso de comunicação, está nos deixando perdidos. No mínimo, uma mulher, ao conversar com um homem, seja ele quem for, ainda mais que está 'dentro' da sua comunidade, deveria receber um 'singelo' tchau. O 'adeus' é importante. É um ato de educação. É como o apagar da luz, antes de dormir. É um ato bonito, justamente porque nele contém uma perda. Dá adeus, significa, estou indo embora. Ou seja, se estou indo embora, porque um dia voltarei.
Agora, do jeito que as coisas andam hoje, parece que tá tudo errado. A moça, vai embora; isto é, desaparece! Será que viramos fantasmas, ou será que estamos interessados em sermos animais? O fantasma some e aparece a hora que quer. O animal, vai embora sem se despedir. O animal, é bom lembrar, não faz isso, porque é mal educado, é porque o interesse dele é com seu instinto. Ou seja, o animal não é perverso; é apenas diferente de nós. E, é bom lembrar: ultimamente os animais têm tido mais compaixão do que os próprios humanos.
Sair do facebook, ou do msn, sem ao menos se desperdir, no mínimo é algo constrangedor. É falta de educação. Só que parece que falar disso hoje, é antiquado. E, o pior, que é mesmo: porque nós estamos sofrendo justamente porque estamos 'modernos' de mais. Tão modernos, que estamos beirando o abismo do próprio umbigo. Ou seja: tem espelho demais hoje no mundo.