Não consigo entender

Não consigo entender a vida

Ebora alguns poetas digem que a vida não é para ser entendida, e sim vivida; há coisas que não consigo deixar de questionar, fica difícil entender!

Não consigo entender porque o amor se transforma em ódio:

Duas pessoas se conhecem, se permitem entrar um na vida do outro, inúmeros são os encontros até que se permitem declarar aos poucos, palavras pequenas acabrunhadas, todas são tentativas absurdas do que já é real – estão apaixonados, e mesmo assim, ainda não se permitem (desconfiança); o ser humano é estranho mesmo, diante do está evidente, e não se doam – o homem e a mulher, dois bichos estranhos, ou faz parte da natureza; não digo da desconfiança, mas do sofrimento até a dita e confessa ‘estou apaixonado por você’. Experiências convividas, e compartilhadas, e no final, o sentimento do início parece diferente do gora; mas existe esperança, talvez a persistência, a perseverança e o acreditar permitam que poucos cheguem até o fim; claro que outros casos, essa alteração de sentimento, e a percepção de que algo mudou vai permitir a separação por completo, e talvez a transformação do amor pelo ódio, ressentimento...poucos terminam em amizade mútua, vale a tentativa.

Não consigo entender como a vida pode ser simples, se é tão complicada:

Complicada porque na convivência a dois perdemos a capacidade funcional básica da comunicação. Homem e mulher parecem viver em planos diferentes, ou melhor, dizendo planetas; enquanto a mulher faz a tentativa do contato sobre o que sente, o que necessita dele, se sente pressionada e cansada, o homem fala que sente necessidade ‘dela’, se sente pressionado todo dia, mais à noite, e por isso está cansado de tentar e não conseguir ser ouvido, age por impulso animal, e acaba transtornado; vejamos ambos com necessidades, mas, mulher tem necessidade emocional, e o homem a carnal; é da natureza humana, não tem jeito, está no DNA, e isto é bem difícil de mudar. Como compensar? Juro que não sei!!!!!

Não consigo entender porque na teoria tudo é fácil, e na prática tão difícil:

Tentar seguir um curso normal das coisas, por exemplo, fazer um planejamento familiar adequado, do tipo, trabalhar por uns cinco anos, juntar o que pode, depois casar, comprar uma casa, depois um carro, conseguir montar uma poupança razoável, e no final ter um filho, depois de uns cinco anos encomendar o segundo, e se tudo der certo como foi planejado, ter outro filho, pra não ficar uma coisa monótona, ímpar. Seria lindo, arrisco dizer que na teoria é tudo lindo, mas nem sempre é como o planejado, é feito tudo ao contrário: primeiro os filhos, depois a casa, o emprego é considerado, mas não é aquele sonhado, não é mesmo, e se segue; aí que complica, o estresse aumenta, a rotina não ajuda, existe um peso enorme sobre a cabeça, e aí caímos no item dois, se é simples podemos deixar mais complicado (risos).

Mesmo sem conseguir entender, é improvável deixar de viver. É como negar-se por milênios a fio, em meio a inúmeras possibilidades que a vida oferece. Acredito em algo maior disso tudo que vemos. O aprendizado é multiplicado pelos segundos, até o mínimo das nossas horas há muito o que aprender, veja com os olhos de uma criança, se dê uma oportunidade, e talvez consiga entender como eu, embora pareça complicado como for, um segundo bem observado, e absorvido, vale por muitos outros ruins.

Vanessa Lima de Macedo Medeiros
Enviado por Vanessa Lima de Macedo Medeiros em 25/03/2012
Código do texto: T3575691