QUE SEMENTE MARAVILHOSA!

 

 

Outro dia ganhei do meu irmão um pacotinho cheio de minúsculas sementes cinzentas e brancas. Ele disse que está usando para emagrecer e já perdeu não sei quantos quilos. Disse também que além de auxiliar no regime, elas fazem bem para a saúde, pois contêm inúmeras propriedades. Chamam-se Chia.

 

Fui pesquisar e descobri que é uma semente originária do México e já foi largamente consumida por civilizações antigas. Seu nome científico é salvia hispanica. Entre seus principais componentes está o ômega 3, além de cálcio, potássio, ferro e magnésio. Dizem que ela contém 2 vezes mais potássio do que a banana, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, 6 vezes mais cálcio do que o leite, 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão e 15 vezes mais magnésio do que o brócilis!

 

Pode ser ingerida crua, misturada a sucos, iogurtes, frutas ou água. Quem quiser usá-la para regime de emagrecimento, deve colocar duas colheres de chá em meio copo d´água meia hora antes do almoço (jantar ou café da manhã, se preferir). É o tempo para essa água ficar gelatinosa, pronta para se beber. Assim, já estará um tanto saciado e comerá menos naquela refeição. Antes de experimentar achei que pudesse ser esquisito, mas não tem gosto de nada, é só impressão. Pretendo tomar todos os dias na hora do almoço, mas ainda não consegui incorporar esse hábito à minha rotina. Hoje, por exemplo, esqueci; vou tomar daqui a pouco, assim comerei menos no lanche da noite. Quem não estiver preocupado com emagrecimento pode misturar as sementes a um suco ou iogurte, para se beneficiar de suas propriedades. O que não se deve é ingerir mais do que duas colheres de sopa ao dia, senão engorda!