Shopping?

Leio uma coisa ali outra aqui, sou uma leitora compulsiva, confesso. Algumas vezes comento, outras não. Um dia desses deparei-me com uma crônica sobre os shoppings. Bem feita, por sinal.

Mas parei a pensar de minha aversão por esses monumentos ao consumismo. Nada, nada me desagrada tanto quanto ter que ir a um deles. Revira-me o estômago, minhas mãos suam frio. Não, não tenho um problema com multidões, tenho problemas com shoppings.

Nas raras vezes que a eles me dirijo, quase que obrigatoriamente, vem-me um zumbido aos ouvidos, a sensação de ser uma estranha no ninho.

Lojas e mais lojas, produtos a todos os gostos. A luz artificial a ferir olhos, ar condicionado, estacionamento, seguranças, tudo me incomoda. Pessoas vagando como baratas hipnotizadas em um armazém de secos e molhados com seus tonéis abertos.

Não sou afeita à compras, talvez essa seja a raiz do meu desagrado pela fileira de vitrines e seus bonecos a exibir roupas, sapatos, bolsas, etc... Quanto mais olho, mais mergulho em um turbilhão de estranhamento e cansaço.

As praças de alimentação são em geral todas parecidas, comidas padronizadas e franquias. O barulho ensurdecedor tira-me o apetite.

Das poucas coisas que me atraem nesses monumentos capitalistas são os livros quando há livrarias nesses locais. Mas não são todos que primam por esse público, infelizmente.

Já o cinema, é outro atrativo que aprecio, mas ao pensar que estão dentro dos benditos shoppings acabo desistindo e optando por um filme em casa.

Decididamente o melhor da ida aos shoppings é o retorno deles. Saio de lá com a sensação de um dever cumprido e com minhas penitências em dia.

Almma
Enviado por Almma em 01/03/2012
Código do texto: T3529235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.