95 – At Mac Donald’s? In Amesterdam? why not?

Longe vão os tempos em que não se via um só Mac Donald em toda a Europa,

Os tempos são outros, agora não há cidade da Europa por mais pequena que seja que não tenha um, dois ou um exército de Mac Donalds.

Sendo Amesterdão uma cidade de comércio, mesmo que quisesse não poderia fugir ao assalto dos Mac Donald’s.

E Amesterdão aceita tudo.

Sempre foi assim.

No passado longínquo, os judeus portugueses vieram aqui refugir-se. Foi assim no passado recente, na altura da luta armada em África.

É assim no presente: aceita tudo ou quase tudo.

Quase, quase sem excepção. Não fora o exagero do tudo e o não menor exagero de alguma reacção local.

O Mac Donald’s onde estou a comer uma porcaria de galinha, fica a meio caminho entre o meu hotel e a Estação Central.

Fica numa praça, ou quase no princípio de uma.

Talvez por ter almoçado ontem no comboio uma mistela para esquecer, ou por ter também almoçado hoje no museu e jantado ontem num restaurante grego, tenha decidido por preguiça ou forretice vir aqui. A qualquer Mac Donald’s fosse qual fosse.

PS: A esferográfica que a Olga me deu antes de partir para Londres, acabou agora mesmo. Atirei-a ao lixo. Comprei esta na loja de Tabaco ao lado do Mac Donald’s por um euro. Quero acabar esta croniqueta concluindo desta maneira: talvez seja pela comodidade e forretice que os Mac Donald’s proliferam como a junça cresce nos pastos da minha ilha.

Amesterdão

22 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 28/02/2012
Código do texto: T3524648
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.