75 – Antuérpia - I

Um clique, música, a mesma lenga lenga, e um anúncio numa língua que desconheço.

Em seguida em francês: Antuérpia

Ainda outra língua que desconheço por completo.

Por fim e como sempre em inglês: Antuérpia.

Antuérpia em 4 línguas?

São c. de 12:27h

ANTWERPEN CENTRAL

O comboio parou: 12:28h

Esta é a segunda paragem desde Paris. Não sei quantas mais pararemos até Amesterdão.

Só vejo a estação. À frente do nosso, outro comboio. Vejo só a letra B.

Atrás, ainda outro comboio.

Continuo no bar. Fiquei sem lugar para me sentar. Sou um pária neste comboio.

Saíram bastantes passageiros, entram outros mais.

Os que entram, têm cara cansada, procuram assentos.

Um deles diz I’m sorry! Com sotaque.

Quando a mala com rodas embateu na minha perna.

Sorry, de novo, desta vez, contra as pernas de uma americana. Ao que parece, também não tem lugar sentada.

Mais gente sem lugar. Como é possível haver isso?

Afinal, a americana parece que fala alemão ou outra língua parecida.

O comboio saiu da estação. Atravessa Antuérpia. Não prestara atenção, só agora vejo que o dia está nublado: não tinha reparado antes.

Afinal, a mulher também pode ser francesa.

Aqui, podemos todos ser coisas diferentes do que parecemos e de vários sítios. Ninguém sabe disso e ninguém se importa (parece) com isso.

Somos todos de tudo e não somos de nada. Tal como o espaço daqui que corre à velocidade do comboio.

Antuérpia

21 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 20/02/2012
Código do texto: T3509834
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.